quarta-feira, 6 de maio de 2015

EE PROF. DR. OSCAR DE MOURA LACERDA PROJETO: #PLANETA ÁGUA #PLANETA SEDENTO


1- Nome do Cursista: Érika Cristina Carreira Silva
2- Identificação do local
Escola: EE Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda
Número de alunos: 500 alunos
Número de professores: 20 professores
Área de conhecimento:  Todas as áreas de conhecimento
3-Título do projeto: #Planeta água #Planeta Sedento
4- Característica do projeto: Interdisciplinar
5-Descrição Geral do projeto: O projeto será desenvolvido em todas as áreas de conhecimento. Primeiramente os professores farão um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, em seguida os alunos realizaram pesquisas na internet e nos meios de comunicação sobre a escassez da água, após a pesquisa irão confeccionar cartazes, folhetos para serem divulgados nas redes sociais e nos painéis da escola, o projeto será finalizado com uma caminhada pelo bairro com todo material produzido pelo aluno para ser divulgado para toda comunidade.
6-Tecnologia utilizada: Computadores, sala de vídeo, maquina fotográfica e filmadora.
7-Comentários: O projeto ainda está em desenvolvimento na escola e será encerrado no mês de junho com a caminhada.

ATIVIDADE 1.4

E.E. “PROF. FRANCISCO GOMES”
PROJETO: “ HISTÓRIA DA CIDADE DE CRAVINHOS”

1-NOME DO CURSISTA – Rosemary Stella Ravagnani

2-IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: E.E. “Prof. Francisco Gomes”- Cravinhos

Alunos envolvidos-  6º Ano A - 35 alunos
Disciplina- Língua Portuguesa- Profª  Maria Cândida S.S. Ravagnani e Geografia- Profª  Flávia Ramos

3- TITULO DO PROJETO: “A História da Cidade de Cravinhos”

4-PROJETO INTERDISCIPLINAR: Língua Portuguesa e Geografia

5- OBJETIVO: Fazer um resgate da história da cidade, pesquisar o surgimento da cidade, seu crescimento, seus problemas. Conhecer para respeitar e cuidar do local onde se  vive.
 O projeto  incentiva a valorização e resgate da memória histórica da localidade através de pesquisa na internet, entrevistas com pessoas da comunidade e acervos da cidade.Possibilita pequenas homenagens e o reconhecimento da importância de algumas pessoas da comunidade, resultando em um encontro de gerações.
METAS: desenvolver o projeto com os alunos do 6º A, levá-los para um passeio pela cidade e no final fazer uma exposição dos trabalhos realizados.
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
-Pesquisa do conteúdo trabalhado ( livros, internet, conversas com pessoas da comunidade)
-Entrevistas: com a PC- EF Anos Finais e com o Sr Prefeito ( elaboração de um vídeo)
-Fotos de casas antigas, prédios públicos, igrejas, praças etc.
- Passeios a pé, pela Rua XV de Novembro ( rua principal), praça principal e arredores da escola.
-Confecção de cartazes, vídeos e maquetes.
- Organização de um evento de encerramento.

6- TECNOLOGIAS UTILIZADAS: máquina fotográfica, internet, tablets  e celular para produção dos vídeos.
Outros materiais utilizados: cartolina, lápis de cor, fitas coloridas.

7- COMENTÁRIOS:
O projeto teve excelente participação dos alunos e o produto final foi exposto no pátio da escola para todas as séries.




1. Nome do cursista
Denise Aparecida Rodrigues
2. Identificação do local
Ceeja Cecília Dultra Caram - disciplina de História    alunos envolvidos: E.F. e E.M.
3. Título do Projeto
Atividade Curricular de História
4. Características do projeto
Disciplinar  - História
5. Descrição geral
O aluno cursa disciplinas para concluir o E.F. OU E.M. e para concluir cada disciplina tem que cumprir entre as tarefas e avaliações uma  atividade curricular (A.C.) para eliminá-la.
Falando no caso da disciplina de História, o aluno tem como opção  para realizar a A.C.  um
" BLOG" . O blog apresenta 4 temas  e o aluno escolhe um deles e a partir daí desenvolve as atividades propostas  que são avaliadas pela professora.
professorhistoriarp.blogspot.com.br
6.Tecnologias utilizadas
O blog é composto por vídeos, quizz, músicas, infográficos.
7. O blog é uma ferramenta que agiliza a realização da  A.C.  e torna mais prazeroso e atrativo
o processo ensino-aprendizagem

terça-feira, 5 de maio de 2015

ATIVIDADE 1.5

Projeto Sustenta CID: Atividade de mapeando as práticas sustentáveis do meu bairro.

1. Apresentação e justificativa.
O projeto “Sustenta Cid: Mapeando as práticas sustentáveis do meu bairro” será desenvolvido na Região sudeste de nosso país, no estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto, na escola EE Profº Cid de Oliveira Leite localizada no bairro Jardim Paulista.
Sabemos que a Terra está em constantes transformações e que o ser humano é um agente transformador da natureza, por isso é necessário fazer uma reflexão para tomarmos decisões adequadas, visando à qualidade de vida. A sustentabilidade, por se tratar de uma questão complexa, temos que pensar em praticas sustentáveis com cautela, pois não podemos nos esquecer dos fatores econômicos, sociais e culturais. A escola pode contribuir de maneira significativa nesta área, sensibilizando os alunos através de discussões, reflexões temáticas e atividades práticas.
Assim, o presente projeto apresenta como problemática a preservação do meio ambiente através da mobilização de ações de mapeamento, pelo uso do GPS no celular, dos postos de coleta de pilhas, baterias e óleo vegetal e de materiais recicláveis, produzindo um mapa temático que tem como objetivo orientar e informar toda à população onde estão localizados os postos de coleta promovendo a destinação ambientalmente adequada destes materiais em nosso bairro.
Justificativa
O modelo de desenvolvimento socioeconômico atual, desigual, excludente e esgotante dos recursos naturais, tem elevado à degradação ambiental a níveis sem precedentes, colocando em risco a manutenção da vida no Planeta.
Os padrões de produção e consumo da moderna sociedade capitalista industrial estão intimamente relacionados a problemas ambientais como acúmulo de resíduos e de grande número de poluentes na água, do ar, no solo e o uso indiscriminado dos recursos naturais. Esses mesmos padrões são, também, definidores da qualidade de vida das populações humanas.
O mais importante nesse projeto é educar os alunos para mudanças de hábitos e atitudes. Preservar o meio ambiente, é ser solidário com os filhos, netos e demais descendentes.
A educação escolar não pode estar alheia aos problemas ambientais, é sua função refletir sobre as necessidades de todo o planeta, que merece toda nossa dedicação e cuidado para sua preservação.
Com as atividades desenvolvidas, os alunos do 2º ano do Ensino Médio relacionarão o seu cotidiano ao uso dos recursos e compreenderão problemas relacionados à preservação da natureza em sua cidade, no Brasil e do mundo. Dessa forma, pretende-se que eles passem a valorizar e dar importância ao tema, buscando a absorção de práticas em casa, na escola e na comunidade. Além de contribuir para a circulação de informações para todo o bairro sobre os postos de coleta.
A sustentabilidade é ação, por isso ela é participativa e criativa e contribui muito na formação do cidadão, somente assim podemos mudar a situação do nosso Planeta.
A partir das atividades desenvolvidas pelos alunos do E.M., os alunos dos 6º anos E.F. desenvolverão iniciativas de divulgação dos pontos localizados no GPS para que a comunidade leve pilhas e baterias, óleos entre outros, até os locais.
2. Descrição do projeto ou do conjunto de atividades didáticas
Fase 1. Sondagem Inicial
Atividades 1.1 :  Aplicação de sondagem inicial e varredura do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas envolvidos: Sustentabilidade e Cartografia.
Estratégias didáticas: Exposição do tema, rodada de perguntas e debate.
Recursos didáticos: Apresentação em PPT utilizando kit multimídia, Quadro Negro e recursos cartográficos (mapas temáticos, globo terrestre).
Atividades 1.2 :  Exposição e atividades sobre sensoriamento remoto e o uso do GPS
Estratégias didáticas: O que é o sensoriamento remoto e o GPS e a utilização dos mesmos através do Computador e pelo celular.
Recursos didáticos:  Apresentação em PPT utilizando kit multimídia, Uso da internet para a utilização do Google Earth e Google Maps no computador e celular.
Modalidade de uso do celular: Uso do GPS

Fase 2. Apresentação do Projeto e diagnóstico dos recursos tecnológicos disponíveis
Atividades 2.1 :  Apresentação do projeto à sala de aula
Estratégias didáticas: Exposição do projeto.
Recursos didáticos:  Apresentação em PPT utilizando kit multimídia.
Atividades 2.2 :  Investigação dos recursos tecnológicos e formação dos Grupos de trabalho.
Estratégias didáticas: Levantamento dos celulares com a tecnologia necessária para o mapeamento, formação dos grupos de trabalhos e divisão de tarefas a partir do número de celulares; criação de uma conta na Google para a utilização Google maps, Google Drive e Google Docs para a coleta de informações; Criação de grupo no Whatsapp para troca de informações rápidas.
Recursos didáticos:  Uso da internet para a utilização dos recursos da Google no computador e celular. Quadro Negro e mapas da cidade e do bairro.
Modalidade de uso do celular: GPS e uso da navegação na web.

Fase 3. Inicio do Mapeamento.
Atividades:  Levantamento dos postos de coleta no bairro.
Estratégias didáticas:   Saída a campo para a varredura do bairro sobre os postos de coleta em estabelecimento públicos e particulares. Ao encontrar um ponto de coleta registrar em rede social e/ou no GoogleDrive marcando as informações principais que estão disponíveis no GPS da celular, tais como sua localização física e das coordenadas geográficas.
Recursos didáticos:  Uso da internet para a utilização do GPS e rede social.
Modalidade de uso do celular: GPS e uso da navegação na web.

Fase 4. Tabulação dos Dados.
Atividades:  Após o levantamento, tabulação dos dados.
Estratégias didáticas: Os dados serão tabulados – Separação dos postos de coleta, identificando o estabelecimento e qual resíduo ele coleta para a separação das informações, sempre utilizando o GPS para ilustrar os dados.
Recursos didáticos:  Uso do Kit Multimídia e da sala de informática para a tabulação através do programa Excel, sistematizando as informações disponíveis no Goolge Drive e GPS.
Fase 5. Produção Cartográfica e divulgação dos resultados
Atividades:  Elaboração do mapa digital e produção de folder informativo para a distribuição no bairro.
Estratégias didáticas: Elaborando um mapa temático com a marcação dos postos de coleta, disponibilizando na web no blog da sustentabilidade, em rede social e na Google e na escola para alunos e comunidade.
Recursos didáticos:  Uso de computadores na sala de informática e do Kit Multimídia para a produção do mapa e do folder e publicação na web.

3. Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer do processo de execução das atividades. De acordo com as atividades propostas, os alunos serão capazes de adquirir conhecimento e consciência de vários em vários pontos, e no final esses pontos serão convertidos em uma nota bimestral.

ATIVIDADE 1.4


1. Nome do cursista.
PCP Ensino Fundamental – Luciana  Figueiredo Sebastiani
2.  Identificação do local:
 Escola: EE Profº Cid de Oliveira Leite
 Público Alvo: 8ª série do Ensino Fundamental Número de Alunos: 80 alunos Número de Professores: 4 professores Àreas do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Códigos e Linguagens.
A educação ambiental é ação, por isso ela é participativa e criativa e contribui muito na formação do cidadão, somente assim podemos mudar a situação do nosso Planeta.
Sabemos que a Terra está em constantes transformações e que o ser humano é um agente transformador da natureza, por isso é necessário fazer uma reflexão para tomarmos decisões adequadas, visando à qualidade de vida
Desejamos que o aluno se identifique  como parte integrante do meio ambiente, como agente antrópico de transformação da natureza para que se envolva de forma ativa na busca do conhecimento.
Assim atraves da realização das atividades na escola e  trabalhos de campo apresentamos como objetivos identificar a partir de iconografias, diferentes formas de desigualdades sociais impressas na paisagem; Identificar por meio de textos ou imagens elementos constituintes e representativos da paisagem rural e urbana; Contextualizar visualmente os conteúdos geográficos - representação cartográfica; - conhecimento cartográfico, identificando fenômenos sócio-espaciais representativos dos espaços globalizados. Identificar com critérios geográficos áreas do planeta suscetíveis aos danos ambientais, decorrentes da extração e de uso de fontes energéticas. Orientar os alunos na medição do espaço escolar e de outros espaços para trabalhar noções de localização, orientação relativa e absoluta, escala, projeções, extensão e distância e os atributos dos mapas de modo geral.
É necessário que os alunos se percebam como parte integrante do meio ambiente, como agente antrópico de transformação da natureza para que se envolvam de forma ativa. As atividades de sensibilização buscam despertar no estudante a motivação necessária para a busca do conhecimento e aprofundamento da questão.
As atividades a serem realizadas são:
  Leitura de texto inicial para sensibilização e discussão;
  Aplicação de sondagem inicial  sobre o tema;
  Busca,  pelos alunos, de textos de jornais, revistas, documentários oficiais, que lidos e debatidos em sala, servirão como base para reflexão sobre os graves problemas que é a escassez de água, acumulo de resíduos sólidos, etc. e levantamento de aspectos relacionados aos problemas e propostas para possíveis ações;
 Oficinas de desenhos e cartaz para montagem de painel de sensibilização na escola.
As atividades propostas são:
 Aulas programadas pelas diversas disciplinas com atividades práticas e dinâmicas que contemplem os diversos aspectos relacionados ao tema;
 Diagnóstico ambiental;
 Construção de uma maquete interativa da micro bacia hidrográfica onde se localiza a unidade escolar;
 Construção de uma maquete interativa da Escola;
 Trabalhos de Campo: Parque Luiz Roberto Jabali – Ribeirão Preto;
 Palestras relacionadas ao assunto.  
Sensibilizada e consciente, a comunidade escolar  pode avançar para a adoção de uma política ambiental clara e construída de forma participativa para os alunos, professores, funcionários e gestores.
Serão realizadas as atividades abaixo listadas:
 Confecção e distribuição de cartilhas para a comunidade;
 Fiscalização quanto ao uso inteligente da água;
 Seleção dos melhores projetos para redução do consumo e/ou reutilização da água na escola e residências;
 Montagem de painel apresentando as diversas atividades desenvolvidas durante o projeto e resultados obtidos;
 Intercâmbio com outras escolas ou movimentos da comunidade;
 Criação de ferramentas na WEB 2.0.
 Fotografia e programas de edição de imagens;
 Ferramentas da Google tais como “Google Docs”, “Google Maps” e “Google Earth”;

3. Título do projeto.
Preservar é viver: Um modo sustentável de se levar a vida.
4. Características do projeto.
O estudo interdisciplinar é necessário para que o educando analise as diferentes dimensões da problemática  Do meio ambiente e suas contradições. Faz-se necessário então uma abordagem interdisciplinar do assunto para um maior aprofundamento das questões. Várias tarefas foram executadas no decorrer do Projeto, desde o dialogo dos professores sobre as atividades e durante as aulas das disciplinas de Biologia, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa  que compõem o currículo escolar.
5. Descrição geral.
O presente projeto traz como problemática da preservação do meio ambiente. Nos últimos tempos vem se discutindo muito sobre a conservação dos recursos naturais, porém sempre encontramos obstáculos para colocar em prática, ações para sua preservação.
ETAPAS
Sensibilização
Conscientização
Para favorecer a assimilação dos problemas globais e necessidade de ações locais, serão dirigidas informações primeiramente sobre o contexto dos problemas mundiais, regionalizando-se progressivamente. O objetivo é finalizar com a abordagem do cenário ambiental da comunidade em que o estudante esta inserido, a fim de se permitir uma aproximação do tema, despertar o senso de responsabilidade e de facilitar sua atuação.
Mobilização
6. Tecnologias utilizadas.
 Kit de projeção multimída;
7. Comentários.
8. Referência (se o projeto estiver publicado).

segunda-feira, 4 de maio de 2015

1.5 - Projeto Gincana Solidária

ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do Cursista:
Paula Souza Nunes
Nome da escola: E. E. Dr. Geraldo Correia de Carvalho – Local: Ribeirão Preto/SP          
Série: Todos os alunos do Ensino Fundamental      Número de alunos: aprox. 350 alunos    
Professores envolvidos: Todos os docentes do Ensino Fundamental, Professora Coordenadora, Professora responsável pela Sala de Leitura.
           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Não se trata de um estudo, é uma atividade pedagógica diferenciada onde os alunos trabalharão cidadania, protagonismo juvenil, conteúdos disciplinares do Currículo Oficial por meio de uma Gincana Solidária.
O que instiga/mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
Necessidade de desenvolvimento do espírito de solidariedade, espírito esportivo, bem como a integração dos alunos de diferentes salas, tanto com a escola (funcionários, professores e equipe gestora) como em relação à comunidade. Necessidade de guardar os registros das atividades desenvolvidas pela unidade escolar.
Por que?

4. Objetivo (s)
·         Integrar e envolver os alunos e a comunidade escolar em uma prática diferenciada de aprendizagem;
·         Arrecadar alimentos não perecíveis;
·         Proporcionar momentos de descontração, criar espaços de atividades lúdicas, e conhecimentos gerais através das brincadeiras e competições da gincana;
·         Trabalhar conteúdos disciplinares do Currículo Oficial por meio de atividades lúdicas diferenciadas;
·         Fazer registro em vídeo e PPT das atividades realizadas pela escola criando a memória e arquivo da unidade escolar;
·         Desenvolver o Protagonismo Junvenil.
O que vamos fazer?

5. Conteúdos
·         Arrecadação de alimentos não perecíveis;
·         Atividades de conhecimento geral: soletrando; quem sabe mais (perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais); raciocínio lógico;
·         Provas artísticas: coover, show de talentos, casal simpatia, casal trocado, grito de torcida, bandeira da equipe, etc;
·         Provas lúdicas e físicas: dança da laranja, dança da cadeira, pular corda, corrida do saco, corrida do ovo na colher, encher garrafa, enxugar gelo, corrida dos três pés, etc;
·         Confecção de um vídeo pelos alunos do Grêmio, com imagens (fotos) e depoimentos dos alunos participantes da Gincana para compor o arquivo de registros da escola.

Quais conceitos? (por exemplo: “Língua portuguesa: diferentes tipos de gêneros textuais”) 

6. Disciplinas envolvidas
Todas as disciplinas

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A realização do projeto dividi-se em duas etapas: na primeira etapa de organização, elegemos dois representantes de cada sala para serem os líderes das equipes, organizamos reuniões com esses alunos, para passar o regulamento da gincana, ou seja, regras das provas, regras de conduta e comportamento, pontuação de cada prova, etc., dividimos as turmas em equipes realizando um sorteio, cada equipe é representada por uma cor. A segunda etapa é a realização da gincana em si: esta acontece durante uma semana, com a realização de diversas provas.
Vence a gincana a equipe que conseguir acumular mais pontos ao final da semana de atividades. Os alunos tem o direito de escolher para quem irão os alimentos arrecadados, sempre priorizando atender alunos da escola com dificuldades ou pessoas do bairro nas mesmas condições.
A equipe vencedora ganha um dia de lazer em um clube da cidade, atividade conseguida graças à parceria da escola com este clube. Todos os alunos vencedores passam o dia no clube, acompanhados por professores, professora mediadora de conflitos e funcionários.
Ao final da Gincana os alunos do Grêmio Escolar confeccionaram um vídeo com fotos e depoimentos e demais registros da Gincana para compor o arquivo de memória da escola.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Papel Sulfite, Cartolina, Caneta Esferográfica, Corda, Bola, aparelho de som, caixa de som, microfone, notebook, DataShow, e todo o material para as brincadeiras: cadeiras, colheres, ovo, saco de tecido, garrafas pet, gelo, laranja, câmera fotográfica, aparelho de gravação de voz, computadores da sala do Acessa Escola, etc.

9. Registro do processo
O projeto será desenvolvido nos dias 20 a 22 de maio de 2015, ainda não temos registro do processo.

10. Avaliação e resultados esperados
Avaliamos a positividade do projeto através da mudança de comportamento dos alunos, a cada ano a adesão, a participação e a arrecadação de alimentos tem sido maior. Percebe-se que tanto os alunos como pais e comunidade estão, a cada ano, mais motivados e interessados em participar desta prática.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
A divulgação e socialização do Projeto este ano será por meio da confecção do vídeo feito pelos alunos do Grêmio Escolar, com fotos, depoimentos e demais registros das atividades desenvolvidas na Gincana. O vídeo será disponibilizado no Blog da escola criado pelos alunos do Grêmio Escolar.

Poster, Painel, Blog, Evento...

Atividade 1.4 - Banco de Projetos

Título do Projeto: Agenda Ambiental/ Agenda 21

PCP - Paula de Souza Nunes
E.E. Dr. Geraldo Correia de Carvalho
Público Alvo: Todos os alunos da escola do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Áreas do Conhecimento: prioritariamente as disciplinas de Ciências, Geografia, Biologia e Química.
Recursos Tecnológicos Utilizados: Máquina fotográfica; DataShow, Computadores da Sala do Acessa Escola.
Duração: todo o ano letivo de 2015.

Trata-se de um projeto interdisciplinar que a escola irá desenvolver durante todo o ano letivo de 2015, envolvendo o uso de tecnologias e outros recursos pedagógicos. O projeto prevê uma ação para cada mês do ano letivo. Neste depoimento apresentaremos as ações já desenvolvidas no mês de março e abril e as atividades que serão desenvolvidas no mês de maio.
No mês de Março o tema do projeto foi a “Água: sua importância e o seu uso consciente”, o projeto foi desenvolvido com os alunos do 7º ano A e a professora de Ciências, as etapas do projeto foram as seguintes:
A primeira aula foi uma pesquisa inicial na sala de informática sobre notícias recentes sobre a Água;
Na aula seguinte a professora ministrou aula expositiva com recurso de PowerPoint sobre a importância e o ciclo da água, tentando ilustrar aos alunos que o problema da falta de água nos dias atuais está relacionado ao ciclo da água;
Na aula seguinte os alunos produziram cartazes fazendo uso de imagens extraídas da Internet ou mesmo de jornais e revistas existentes na escola, sintetizando os conhecimentos aprendidos nas aulas anteriores.
No mês de Abril o tema do projeto foi “Ecossistemas e horta escolar”, o projeto foi desenvolvido com as 8ªs séries do Ensino Fundamental e os 1ºs anos do Ensino Médio e a professora de Ciências e Biologia, a etapas do projeto foram:
Nas primeiras aulas a professora ministrou aulas expositivas com uso de PowerPoint sobre a temática dos diferentes Biomas e Ecossistemas,
Em seguida as próximas aulas aconteceram na horta da escola, onde os alunos colocaram a “mão na terra” produzindo um canteiro com hortaliças e ervas aromáticas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Todas as aulas na horta foram fotografadas e os alunos irão montaram um PowerPoint com as fotos e a síntese dos conhecimentos adquiridos.
No mês de Maio o tema do projeto é “A fauna e os animais em extinção”, o projeto será desenvolvido com alunos dos 6º anos e a professora de Ciências, o projeto prevê as seguintes ações:
Visita ao Bosque Municipal de Ribeirão Preto no dia 14 de maio de 2015, na visita os alunos irão fotografar os animais que mais gostaram.
Nas aulas seguintes à visita a professora ministrará aulas expositivas sobre a fauna brasileira e os animais em extinção.
Na sequência a professora irá levar os alunos à sala de informática onde irão descarregar as fotos nos PCs, para depois produzirem os PowerPoints. Os alunos serão orientados a fazer no PPT uma ficha com as informações e a imagem de um dos animais vistos no Bosque Municipal, dados como local de origem, hábitos alimentares, se está ou não em extinção, porte, habitat, etc, essas informações serão extraídas da Internet.
O Projeto tem sido muito relevante para os alunos e professores, pois tem trabalhado a temática Ambiental aliando o uso de diferentes recursos como as TICs.