segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Atividade 1.4

1. Nome do cursista: Isabella Donizetti Assalin 2. Identificação do local: EE Salustiano Lemos, alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental e 1o ao 3o ano do Ensino Médio, aproximadamente 450 alunos e 20 professores de todas as áreas. Projeto realizado em parceria com a Autovias. 3. Título do projeto: Preservar é preciso 4. Características do projeto: interdisciplinar 5. Descrição geral: Este Projeto tem como objetivo envolver os estudantes do Ensino Fundamental e Médio no que diz respeito à preservação e conservação da escola. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, espera-se que os estudantes tomem iniciativas, passem a preservar não somente a escola, mas também outros ambientes. Iniciamos este projeto indagando os alunos sobre a existência de algum problema na escola e possível de ser resolvido por eles. A partir da identificação do maior problema na opinião da maioria, passa-se a discutir o que pode ser feito para agir diante deste problema. As sugestões são ouvidas e discutidas pelo grupo. Em seguida, passa-se a execução das propostas. 6. Tecnologias utilizadas: Pesquisas na internet, uso do data show, máquina fotográfica digital 7. Comentários: Este projeto é de grande interesse dos alunos, porque parte deles a identificação do problema, não é algo imposto.

sexta-feira, 31 de julho de 2015

O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE



Trabalho realizados por um grupo de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio que realizaram uma pesquisa com objetivo de compreender o avanço da tecnologia através dos tempos ,

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Atividades Agitam Primeiro Semestre na Escola Cordélia

Durante o primeiro semestre de 2015, várias atividades foram executadas nas dependências da EE Professora Cordélia Ribeiro Ragozo, sempre visando ao maior aproveitamento e despertamento do interesse dos alunos para as aulas regulares.
Dentre esses acontecimento, destacam-se o Programa Aventuras do Currículo Mais, no qual os alunos participam de missões envolvendo Língua Portuguesa e Matemática, em forma de games, aprendendo de forma lúdica e leve. Para essa atividade, utilizou-se a Sala do Acessa Escola, recém terminada, e as aulas foram direcionadas por dois professores muito competentes, no período diverso do horário regular.
Outro evento que merece destaque foi a união entre os professores de Arte dos sétimos anos e a professora de História, fazendo com que os alunos pesquisassem vídeos e músicas medievais no Youtube e outras plataformas, e ensaiando-os para uma apresentação para a comunidade escolar.
Também, nos sétimos anos, a professora de ciências provocou nos alunos a curiosidade de como é nosso sistema solar, incentivando-os a fazer maquetes que o representasse. Ela direcionou-os dando alguns endereços eletrônicos onde poderiam procurar, mas deixou-os livres para pesquisarem outros sites também.
Os resultados podem ser vistos nas fotos: (fig. 1 Atividade de Música e Dança Medieval; fig. 2 Confecção de Maquete do sistema solar; fig. 3 Programa Aventuras do currículo Mais).




quarta-feira, 29 de julho de 2015

5º Concurso Ambiarte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pardo

As alunas dos 2º anos do Ensino Médio da  EE Deputado José Costa participaram do 5º Concurso Ambiarte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pardo realizando um excelente trabalho contando um pouco da situação atual do Rio Pardo e sua Bacia no município de Serrana. O trabalho foi editado e elaborado no Movie Maker do Windows. Assista o vídeo acima.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Boas Práticas através do Projeto Aventuras Currículo +




Realizado na EE  Dr.  Meira Junior no 1º semestre,  o Projeto Aventuras Currículo+ com os conteúdos de Matemática para os 6ºs Anos apresentou resultados significativos, tanto para os alunos como para os professores das salas regulares. 
Através dos depoimentos dos alunos, percebemos o quanto é importante o trabalho com atividades diversificadas que contam com o apoio de ferramentas tecnológicas.
Os alunos esperam ansiosos o reinicio do projeto para que possam avançar em suas missões e construção de novos conhecimentos.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Rede Conversando com a Rede: Aventuras Currículo +





Rede Conversando com a Rede: Aventuras Currículo + boas práticas para inspirar os profissionais da Rede Estadual para o acompanhamento, a formação e a implementação in loco do projeto Aventuras Currículo +.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Projeto: UM PAPO SOBRE: ÁLCOOL, CIGARRO E DROGAS

http://ooutroladodamoeda.com.br/wp-content/uploads/2010/09/cigarro%20no%20revolver-890x395.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirgi-ZdDUlVyZddK24YIs5FMJRh6ifdTSegmpNJp5D9Qg34PF1O8QY4QTcI5E6o0wYRUBqguOOvRv5xc7CUCSolDp4GzoNgNQ5hpHe1XQtZBztmjtUNgocwmrGp8E6C5gjKhdcrv0kWVmC/s1600/images.jpg





Supervisor de Ensino: Jaime Rodrigues
Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico: Manoel Sousa
Diretora da Unidade Escolar: Marta Moreira Martins
Coordenadora Pedagógica: Viviane Bueno de Oliveira


JUSTIFICATIVA:
Com Base no Projeto Político Pedagógico da Escola e para amenizar o problema do uso de cigarro, álcool e drogas , criamos esse projeto não com um tom de discurso moralista, proibitivo , que não explica e nem  informa, assim, não funcionando , mas sim, para informar e esclarecer sobre os riscos que envolvem uso dessas substâncias, ressaltando que cada um é livre para fazer suas opções, mas  é responsáveis por ela. O projeto tem como objetivo, o desenvolvimento  do debate pautado na informação e na reflexão crítica dos alunos, bem como, informá-los por meio de apresentações dos próprios alunos . O papel da escola ganha destaque e importância porque cria espaços e  tempo para que os alunos debatam e reflitam  intensamente  sobre suas escolhas , desenvolvendo um ambiente de confiança e de conhecimento para que os alunos tenham   o prazer em virem  para a escola.

OBJETIVO GERAL:
Incentivar o debate , pois quanto mais informação o aluno tiver, melhor tomará suas decisões porque  infelizmente 25% dos nossos alunos já experimentaram ou cigarro, ou álcool , ou algum tipo de droga.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular o potencial de reflexão crítica do aluno.
Desenvolver a socialização e interação.
Desenvolver  a sua formação integral
Dar oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o assunto informando-se 
Produzir  técnicas de  pesquisa e debate 
Oferecer diversas dinâmicas que possibilitem a apresentação e   o debate de forma prazerosa.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Giz e lousa; Cartolina; Papel, tesoura, cola.
Câmera digital; Data – show, vídeos.
Livros diversos;
Sala do  acessa

ATUAÇÃO
Todos alunos e professores dos anos finais da E.E.DR.EDGARDO CAJADO

PRODUTO FINAL :
 Apresentação das informações pesquisadas e debates em sala de aula e se possível, um grande debate no pátio da escola no mês de julho  

Etapa 1 – Roteiro da Proposta – análise do projeto

·         A Escolha do tema – Tema polêmico que consiga envolver os alunos e motivá-los..
·         Reunião para apresentação do projeto, importância, relevância, características e explanação do conteúdo a ser trabalhado.
·         Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema considerando os diversos itens a serem pesquisados
·         Direcionamento das ações. O que cada grupo fará?  Que tecnologias serão usadas? ( computadores/softwares, programas, blogs) Seleção de conteúdos e tópicos a serem tratados por cada grupo, considerando as habilidades de cada alunos. Ex: Habilidade de pesquisa, de escrita, de organização, habilidades técnicas que envolvam o tratamento com programas e blogs e etc.

Etapa 2 – Organização do trabalho

·         A organização para a pesquisa e orientações e ações durantes as aulas.
·         A pesquisa propriamente dita
·         A separação e organização das informações encontradas.
·         A produção de texto e material para PowerPoint e moviemaker.
·         A produção de mapas conceituais

Etapa 3 – Finalização dos trabalhos

·        Apresentação dos trabalhos em data show e explanação
·        Auto  avaliação – como foi participar do projeto?
·        Aspectos positivos e negativos
·        Reflexão do tema .
·        Debate  das ideias
·        Socialização com outras turmas da Escola.
·        Apresentação para outras turmas, com data-show e  cartazes / painéis

REFERÊNCIAS:

BOUER, Jairo  em Álcool, , cigarro e drogas.-1º.ed- São Paulo: Panda Books, 2004.80 pp