Este Blog tem como objetivo ser um veículo de divulgação das boas práticas realizadas com a participação da tecnologia nas escolas da Diretoria de Ensino - Ribeirão Preto .
segunda-feira, 3 de agosto de 2015
Atividade 1.4
1. Nome do cursista: Isabella Donizetti Assalin
2. Identificação do local: EE Salustiano Lemos, alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental e 1o ao 3o ano do Ensino Médio, aproximadamente 450 alunos e 20 professores de todas as áreas. Projeto realizado em parceria com a Autovias.
3. Título do projeto: Preservar é preciso
4. Características do projeto: interdisciplinar
5. Descrição geral: Este Projeto tem como objetivo envolver os estudantes do Ensino Fundamental e Médio no que diz respeito à preservação e conservação da escola. Ao longo do desenvolvimento deste projeto, espera-se que os estudantes tomem iniciativas, passem a preservar não somente a escola, mas também outros ambientes.
Iniciamos este projeto indagando os alunos sobre a existência de algum problema na escola e possível de ser resolvido por eles. A partir da identificação do maior problema na opinião da maioria, passa-se a discutir o que pode ser feito para agir diante deste problema. As sugestões são ouvidas e discutidas pelo grupo. Em seguida, passa-se a execução das propostas.
6. Tecnologias utilizadas:
Pesquisas na internet, uso do data show, máquina fotográfica digital
7. Comentários: Este projeto é de grande interesse dos alunos, porque parte deles a identificação do problema, não é algo imposto.
sexta-feira, 31 de julho de 2015
O IMPACTO DA TECNOLOGIA NA SOCIEDADE
Trabalho realizados por um grupo de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio que realizaram uma pesquisa com objetivo de compreender o avanço da tecnologia através dos tempos ,
quinta-feira, 30 de julho de 2015
Atividades Agitam Primeiro Semestre na Escola Cordélia
Durante o primeiro semestre de 2015, várias atividades foram executadas nas dependências da EE Professora Cordélia Ribeiro Ragozo, sempre visando ao maior aproveitamento e despertamento do interesse dos alunos para as aulas regulares.
Dentre esses acontecimento, destacam-se o Programa Aventuras do Currículo Mais, no qual os alunos participam de missões envolvendo Língua Portuguesa e Matemática, em forma de games, aprendendo de forma lúdica e leve. Para essa atividade, utilizou-se a Sala do Acessa Escola, recém terminada, e as aulas foram direcionadas por dois professores muito competentes, no período diverso do horário regular.
Outro evento que merece destaque foi a união entre os professores de Arte dos sétimos anos e a professora de História, fazendo com que os alunos pesquisassem vídeos e músicas medievais no Youtube e outras plataformas, e ensaiando-os para uma apresentação para a comunidade escolar.
Também, nos sétimos anos, a professora de ciências provocou nos alunos a curiosidade de como é nosso sistema solar, incentivando-os a fazer maquetes que o representasse. Ela direcionou-os dando alguns endereços eletrônicos onde poderiam procurar, mas deixou-os livres para pesquisarem outros sites também.
Os resultados podem ser vistos nas fotos: (fig. 1 Atividade de Música e Dança Medieval; fig. 2 Confecção de Maquete do sistema solar; fig. 3 Programa Aventuras do currículo Mais).
Dentre esses acontecimento, destacam-se o Programa Aventuras do Currículo Mais, no qual os alunos participam de missões envolvendo Língua Portuguesa e Matemática, em forma de games, aprendendo de forma lúdica e leve. Para essa atividade, utilizou-se a Sala do Acessa Escola, recém terminada, e as aulas foram direcionadas por dois professores muito competentes, no período diverso do horário regular.
Outro evento que merece destaque foi a união entre os professores de Arte dos sétimos anos e a professora de História, fazendo com que os alunos pesquisassem vídeos e músicas medievais no Youtube e outras plataformas, e ensaiando-os para uma apresentação para a comunidade escolar.
Também, nos sétimos anos, a professora de ciências provocou nos alunos a curiosidade de como é nosso sistema solar, incentivando-os a fazer maquetes que o representasse. Ela direcionou-os dando alguns endereços eletrônicos onde poderiam procurar, mas deixou-os livres para pesquisarem outros sites também.
Os resultados podem ser vistos nas fotos: (fig. 1 Atividade de Música e Dança Medieval; fig. 2 Confecção de Maquete do sistema solar; fig. 3 Programa Aventuras do currículo Mais).
quarta-feira, 29 de julho de 2015
5º Concurso Ambiarte do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pardo
As
alunas dos 2º anos do Ensino Médio da EE
Deputado José Costa participaram do 5º Concurso Ambiarte do Comitê de Bacia
Hidrográfica do Rio Pardo realizando um excelente trabalho contando um pouco da
situação atual do Rio Pardo e sua Bacia no município de Serrana. O trabalho foi
editado e elaborado no Movie Maker do Windows. Assista o vídeo acima.
sexta-feira, 24 de julho de 2015
Boas Práticas através do Projeto Aventuras Currículo +
Realizado na EE Dr. Meira Junior no 1º semestre, o Projeto Aventuras Currículo+ com os conteúdos de Matemática para os 6ºs Anos apresentou resultados significativos, tanto para os alunos como para os professores das salas regulares.
Através dos depoimentos dos alunos, percebemos o quanto é importante o trabalho com atividades diversificadas que contam com o apoio de ferramentas tecnológicas.
Os alunos esperam ansiosos o reinicio do projeto para que possam avançar em suas missões e construção de novos conhecimentos.
sexta-feira, 3 de julho de 2015
Rede Conversando com a Rede: Aventuras Currículo +
Rede Conversando com a Rede: Aventuras Currículo + boas práticas para inspirar os profissionais da Rede Estadual para o acompanhamento, a formação e a implementação in loco do projeto Aventuras Currículo +.
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Projeto: UM PAPO SOBRE: ÁLCOOL, CIGARRO E
DROGAS


Supervisor de Ensino: Jaime Rodrigues
Professor Coordenador do Núcleo
Pedagógico: Manoel Sousa
Diretora da Unidade Escolar: Marta
Moreira Martins
Coordenadora Pedagógica: Viviane
Bueno de Oliveira
JUSTIFICATIVA:
Com Base no
Projeto Político Pedagógico da Escola e para amenizar o problema do uso de
cigarro, álcool e drogas , criamos esse projeto não com um tom de discurso
moralista, proibitivo , que não explica e nem
informa, assim, não funcionando , mas sim, para informar e esclarecer
sobre os riscos que envolvem uso dessas substâncias, ressaltando que cada um é
livre para fazer suas opções, mas é
responsáveis por ela. O projeto tem como objetivo, o desenvolvimento do debate pautado na informação e na reflexão
crítica dos alunos, bem como, informá-los por meio de apresentações dos
próprios alunos . O papel da escola ganha destaque e importância porque cria
espaços e tempo para que os alunos
debatam e reflitam intensamente sobre suas escolhas , desenvolvendo um
ambiente de confiança e de conhecimento para que os alunos tenham o prazer
em virem para a escola.
OBJETIVO
GERAL:
Incentivar
o debate , pois quanto mais informação o aluno tiver, melhor tomará suas
decisões porque infelizmente 25% dos
nossos alunos já experimentaram ou cigarro, ou álcool , ou algum tipo de droga.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular o potencial de reflexão crítica do aluno.
Desenvolver a socialização e interação.
Desenvolver a sua formação integral
Dar oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o assunto informando-se
Estimular o potencial de reflexão crítica do aluno.
Desenvolver a socialização e interação.
Desenvolver a sua formação integral
Dar oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o assunto informando-se
Produzir técnicas de
pesquisa e debate
Oferecer diversas
dinâmicas que possibilitem a apresentação e o debate de forma prazerosa.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Giz e lousa; Cartolina; Papel, tesoura, cola.
Câmera digital; Data – show, vídeos.
Livros diversos;
Sala do acessa
Giz e lousa; Cartolina; Papel, tesoura, cola.
Câmera digital; Data – show, vídeos.
Livros diversos;
Sala do acessa
ATUAÇÃO
Todos
alunos e professores dos anos finais da E.E.DR.EDGARDO CAJADO
PRODUTO FINAL :
Apresentação das informações pesquisadas e
debates em sala de aula e se possível, um grande debate no pátio da escola no
mês de julho
Etapa 1 – Roteiro da Proposta – análise
do projeto
· A Escolha do tema – Tema polêmico
que consiga envolver os alunos e motivá-los..
· Reunião para apresentação do
projeto, importância, relevância, características e explanação do conteúdo a
ser trabalhado.
· Levantamento de conhecimentos
prévios dos alunos sobre o tema considerando os diversos itens a serem
pesquisados
· Direcionamento das ações. O que
cada grupo fará? Que tecnologias serão usadas? (
computadores/softwares, programas, blogs) Seleção de conteúdos e tópicos a
serem tratados por cada grupo, considerando as habilidades de cada alunos. Ex:
Habilidade de pesquisa, de escrita, de organização, habilidades técnicas que
envolvam o tratamento com programas e blogs e etc.
Etapa 2 – Organização do trabalho
· A organização para a pesquisa e
orientações e ações durantes as aulas.
· A pesquisa propriamente dita
· A separação e organização das
informações encontradas.
· A produção de texto e material
para PowerPoint e moviemaker.
· A produção de mapas conceituais
Etapa 3 – Finalização dos trabalhos
· Apresentação dos trabalhos em
data show e explanação
· Auto avaliação – como
foi participar do projeto?
· Aspectos positivos e negativos
· Reflexão do tema .
·
Debate das ideias
· Socialização com outras turmas da
Escola.
·
Apresentação
para outras turmas, com data-show e cartazes / painéis
REFERÊNCIAS:
BOUER, Jairo em
Álcool, , cigarro e drogas.-1º.ed- São Paulo: Panda Books, 2004.80 pp
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