quarta-feira, 6 de maio de 2015

EE PROF. DR. OSCAR DE MOURA LACERDA PROJETO: #PLANETA ÁGUA #PLANETA SEDENTO


1- Nome do Cursista: Érika Cristina Carreira Silva
2- Identificação do local
Escola: EE Prof. Dr. Oscar de Moura Lacerda
Número de alunos: 500 alunos
Número de professores: 20 professores
Área de conhecimento:  Todas as áreas de conhecimento
3-Título do projeto: #Planeta água #Planeta Sedento
4- Característica do projeto: Interdisciplinar
5-Descrição Geral do projeto: O projeto será desenvolvido em todas as áreas de conhecimento. Primeiramente os professores farão um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto, em seguida os alunos realizaram pesquisas na internet e nos meios de comunicação sobre a escassez da água, após a pesquisa irão confeccionar cartazes, folhetos para serem divulgados nas redes sociais e nos painéis da escola, o projeto será finalizado com uma caminhada pelo bairro com todo material produzido pelo aluno para ser divulgado para toda comunidade.
6-Tecnologia utilizada: Computadores, sala de vídeo, maquina fotográfica e filmadora.
7-Comentários: O projeto ainda está em desenvolvimento na escola e será encerrado no mês de junho com a caminhada.

ATIVIDADE 1.4

E.E. “PROF. FRANCISCO GOMES”
PROJETO: “ HISTÓRIA DA CIDADE DE CRAVINHOS”

1-NOME DO CURSISTA – Rosemary Stella Ravagnani

2-IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: E.E. “Prof. Francisco Gomes”- Cravinhos

Alunos envolvidos-  6º Ano A - 35 alunos
Disciplina- Língua Portuguesa- Profª  Maria Cândida S.S. Ravagnani e Geografia- Profª  Flávia Ramos

3- TITULO DO PROJETO: “A História da Cidade de Cravinhos”

4-PROJETO INTERDISCIPLINAR: Língua Portuguesa e Geografia

5- OBJETIVO: Fazer um resgate da história da cidade, pesquisar o surgimento da cidade, seu crescimento, seus problemas. Conhecer para respeitar e cuidar do local onde se  vive.
 O projeto  incentiva a valorização e resgate da memória histórica da localidade através de pesquisa na internet, entrevistas com pessoas da comunidade e acervos da cidade.Possibilita pequenas homenagens e o reconhecimento da importância de algumas pessoas da comunidade, resultando em um encontro de gerações.
METAS: desenvolver o projeto com os alunos do 6º A, levá-los para um passeio pela cidade e no final fazer uma exposição dos trabalhos realizados.
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
-Pesquisa do conteúdo trabalhado ( livros, internet, conversas com pessoas da comunidade)
-Entrevistas: com a PC- EF Anos Finais e com o Sr Prefeito ( elaboração de um vídeo)
-Fotos de casas antigas, prédios públicos, igrejas, praças etc.
- Passeios a pé, pela Rua XV de Novembro ( rua principal), praça principal e arredores da escola.
-Confecção de cartazes, vídeos e maquetes.
- Organização de um evento de encerramento.

6- TECNOLOGIAS UTILIZADAS: máquina fotográfica, internet, tablets  e celular para produção dos vídeos.
Outros materiais utilizados: cartolina, lápis de cor, fitas coloridas.

7- COMENTÁRIOS:
O projeto teve excelente participação dos alunos e o produto final foi exposto no pátio da escola para todas as séries.




1. Nome do cursista
Denise Aparecida Rodrigues
2. Identificação do local
Ceeja Cecília Dultra Caram - disciplina de História    alunos envolvidos: E.F. e E.M.
3. Título do Projeto
Atividade Curricular de História
4. Características do projeto
Disciplinar  - História
5. Descrição geral
O aluno cursa disciplinas para concluir o E.F. OU E.M. e para concluir cada disciplina tem que cumprir entre as tarefas e avaliações uma  atividade curricular (A.C.) para eliminá-la.
Falando no caso da disciplina de História, o aluno tem como opção  para realizar a A.C.  um
" BLOG" . O blog apresenta 4 temas  e o aluno escolhe um deles e a partir daí desenvolve as atividades propostas  que são avaliadas pela professora.
professorhistoriarp.blogspot.com.br
6.Tecnologias utilizadas
O blog é composto por vídeos, quizz, músicas, infográficos.
7. O blog é uma ferramenta que agiliza a realização da  A.C.  e torna mais prazeroso e atrativo
o processo ensino-aprendizagem