terça-feira, 5 de maio de 2015

ATIVIDADE 1.5

Projeto Sustenta CID: Atividade de mapeando as práticas sustentáveis do meu bairro.

1. Apresentação e justificativa.
O projeto “Sustenta Cid: Mapeando as práticas sustentáveis do meu bairro” será desenvolvido na Região sudeste de nosso país, no estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto, na escola EE Profº Cid de Oliveira Leite localizada no bairro Jardim Paulista.
Sabemos que a Terra está em constantes transformações e que o ser humano é um agente transformador da natureza, por isso é necessário fazer uma reflexão para tomarmos decisões adequadas, visando à qualidade de vida. A sustentabilidade, por se tratar de uma questão complexa, temos que pensar em praticas sustentáveis com cautela, pois não podemos nos esquecer dos fatores econômicos, sociais e culturais. A escola pode contribuir de maneira significativa nesta área, sensibilizando os alunos através de discussões, reflexões temáticas e atividades práticas.
Assim, o presente projeto apresenta como problemática a preservação do meio ambiente através da mobilização de ações de mapeamento, pelo uso do GPS no celular, dos postos de coleta de pilhas, baterias e óleo vegetal e de materiais recicláveis, produzindo um mapa temático que tem como objetivo orientar e informar toda à população onde estão localizados os postos de coleta promovendo a destinação ambientalmente adequada destes materiais em nosso bairro.
Justificativa
O modelo de desenvolvimento socioeconômico atual, desigual, excludente e esgotante dos recursos naturais, tem elevado à degradação ambiental a níveis sem precedentes, colocando em risco a manutenção da vida no Planeta.
Os padrões de produção e consumo da moderna sociedade capitalista industrial estão intimamente relacionados a problemas ambientais como acúmulo de resíduos e de grande número de poluentes na água, do ar, no solo e o uso indiscriminado dos recursos naturais. Esses mesmos padrões são, também, definidores da qualidade de vida das populações humanas.
O mais importante nesse projeto é educar os alunos para mudanças de hábitos e atitudes. Preservar o meio ambiente, é ser solidário com os filhos, netos e demais descendentes.
A educação escolar não pode estar alheia aos problemas ambientais, é sua função refletir sobre as necessidades de todo o planeta, que merece toda nossa dedicação e cuidado para sua preservação.
Com as atividades desenvolvidas, os alunos do 2º ano do Ensino Médio relacionarão o seu cotidiano ao uso dos recursos e compreenderão problemas relacionados à preservação da natureza em sua cidade, no Brasil e do mundo. Dessa forma, pretende-se que eles passem a valorizar e dar importância ao tema, buscando a absorção de práticas em casa, na escola e na comunidade. Além de contribuir para a circulação de informações para todo o bairro sobre os postos de coleta.
A sustentabilidade é ação, por isso ela é participativa e criativa e contribui muito na formação do cidadão, somente assim podemos mudar a situação do nosso Planeta.
A partir das atividades desenvolvidas pelos alunos do E.M., os alunos dos 6º anos E.F. desenvolverão iniciativas de divulgação dos pontos localizados no GPS para que a comunidade leve pilhas e baterias, óleos entre outros, até os locais.
2. Descrição do projeto ou do conjunto de atividades didáticas
Fase 1. Sondagem Inicial
Atividades 1.1 :  Aplicação de sondagem inicial e varredura do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas envolvidos: Sustentabilidade e Cartografia.
Estratégias didáticas: Exposição do tema, rodada de perguntas e debate.
Recursos didáticos: Apresentação em PPT utilizando kit multimídia, Quadro Negro e recursos cartográficos (mapas temáticos, globo terrestre).
Atividades 1.2 :  Exposição e atividades sobre sensoriamento remoto e o uso do GPS
Estratégias didáticas: O que é o sensoriamento remoto e o GPS e a utilização dos mesmos através do Computador e pelo celular.
Recursos didáticos:  Apresentação em PPT utilizando kit multimídia, Uso da internet para a utilização do Google Earth e Google Maps no computador e celular.
Modalidade de uso do celular: Uso do GPS

Fase 2. Apresentação do Projeto e diagnóstico dos recursos tecnológicos disponíveis
Atividades 2.1 :  Apresentação do projeto à sala de aula
Estratégias didáticas: Exposição do projeto.
Recursos didáticos:  Apresentação em PPT utilizando kit multimídia.
Atividades 2.2 :  Investigação dos recursos tecnológicos e formação dos Grupos de trabalho.
Estratégias didáticas: Levantamento dos celulares com a tecnologia necessária para o mapeamento, formação dos grupos de trabalhos e divisão de tarefas a partir do número de celulares; criação de uma conta na Google para a utilização Google maps, Google Drive e Google Docs para a coleta de informações; Criação de grupo no Whatsapp para troca de informações rápidas.
Recursos didáticos:  Uso da internet para a utilização dos recursos da Google no computador e celular. Quadro Negro e mapas da cidade e do bairro.
Modalidade de uso do celular: GPS e uso da navegação na web.

Fase 3. Inicio do Mapeamento.
Atividades:  Levantamento dos postos de coleta no bairro.
Estratégias didáticas:   Saída a campo para a varredura do bairro sobre os postos de coleta em estabelecimento públicos e particulares. Ao encontrar um ponto de coleta registrar em rede social e/ou no GoogleDrive marcando as informações principais que estão disponíveis no GPS da celular, tais como sua localização física e das coordenadas geográficas.
Recursos didáticos:  Uso da internet para a utilização do GPS e rede social.
Modalidade de uso do celular: GPS e uso da navegação na web.

Fase 4. Tabulação dos Dados.
Atividades:  Após o levantamento, tabulação dos dados.
Estratégias didáticas: Os dados serão tabulados – Separação dos postos de coleta, identificando o estabelecimento e qual resíduo ele coleta para a separação das informações, sempre utilizando o GPS para ilustrar os dados.
Recursos didáticos:  Uso do Kit Multimídia e da sala de informática para a tabulação através do programa Excel, sistematizando as informações disponíveis no Goolge Drive e GPS.
Fase 5. Produção Cartográfica e divulgação dos resultados
Atividades:  Elaboração do mapa digital e produção de folder informativo para a distribuição no bairro.
Estratégias didáticas: Elaborando um mapa temático com a marcação dos postos de coleta, disponibilizando na web no blog da sustentabilidade, em rede social e na Google e na escola para alunos e comunidade.
Recursos didáticos:  Uso de computadores na sala de informática e do Kit Multimídia para a produção do mapa e do folder e publicação na web.

3. Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer do processo de execução das atividades. De acordo com as atividades propostas, os alunos serão capazes de adquirir conhecimento e consciência de vários em vários pontos, e no final esses pontos serão convertidos em uma nota bimestral.

ATIVIDADE 1.4


1. Nome do cursista.
PCP Ensino Fundamental – Luciana  Figueiredo Sebastiani
2.  Identificação do local:
 Escola: EE Profº Cid de Oliveira Leite
 Público Alvo: 8ª série do Ensino Fundamental Número de Alunos: 80 alunos Número de Professores: 4 professores Àreas do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Códigos e Linguagens.
A educação ambiental é ação, por isso ela é participativa e criativa e contribui muito na formação do cidadão, somente assim podemos mudar a situação do nosso Planeta.
Sabemos que a Terra está em constantes transformações e que o ser humano é um agente transformador da natureza, por isso é necessário fazer uma reflexão para tomarmos decisões adequadas, visando à qualidade de vida
Desejamos que o aluno se identifique  como parte integrante do meio ambiente, como agente antrópico de transformação da natureza para que se envolva de forma ativa na busca do conhecimento.
Assim atraves da realização das atividades na escola e  trabalhos de campo apresentamos como objetivos identificar a partir de iconografias, diferentes formas de desigualdades sociais impressas na paisagem; Identificar por meio de textos ou imagens elementos constituintes e representativos da paisagem rural e urbana; Contextualizar visualmente os conteúdos geográficos - representação cartográfica; - conhecimento cartográfico, identificando fenômenos sócio-espaciais representativos dos espaços globalizados. Identificar com critérios geográficos áreas do planeta suscetíveis aos danos ambientais, decorrentes da extração e de uso de fontes energéticas. Orientar os alunos na medição do espaço escolar e de outros espaços para trabalhar noções de localização, orientação relativa e absoluta, escala, projeções, extensão e distância e os atributos dos mapas de modo geral.
É necessário que os alunos se percebam como parte integrante do meio ambiente, como agente antrópico de transformação da natureza para que se envolvam de forma ativa. As atividades de sensibilização buscam despertar no estudante a motivação necessária para a busca do conhecimento e aprofundamento da questão.
As atividades a serem realizadas são:
  Leitura de texto inicial para sensibilização e discussão;
  Aplicação de sondagem inicial  sobre o tema;
  Busca,  pelos alunos, de textos de jornais, revistas, documentários oficiais, que lidos e debatidos em sala, servirão como base para reflexão sobre os graves problemas que é a escassez de água, acumulo de resíduos sólidos, etc. e levantamento de aspectos relacionados aos problemas e propostas para possíveis ações;
 Oficinas de desenhos e cartaz para montagem de painel de sensibilização na escola.
As atividades propostas são:
 Aulas programadas pelas diversas disciplinas com atividades práticas e dinâmicas que contemplem os diversos aspectos relacionados ao tema;
 Diagnóstico ambiental;
 Construção de uma maquete interativa da micro bacia hidrográfica onde se localiza a unidade escolar;
 Construção de uma maquete interativa da Escola;
 Trabalhos de Campo: Parque Luiz Roberto Jabali – Ribeirão Preto;
 Palestras relacionadas ao assunto.  
Sensibilizada e consciente, a comunidade escolar  pode avançar para a adoção de uma política ambiental clara e construída de forma participativa para os alunos, professores, funcionários e gestores.
Serão realizadas as atividades abaixo listadas:
 Confecção e distribuição de cartilhas para a comunidade;
 Fiscalização quanto ao uso inteligente da água;
 Seleção dos melhores projetos para redução do consumo e/ou reutilização da água na escola e residências;
 Montagem de painel apresentando as diversas atividades desenvolvidas durante o projeto e resultados obtidos;
 Intercâmbio com outras escolas ou movimentos da comunidade;
 Criação de ferramentas na WEB 2.0.
 Fotografia e programas de edição de imagens;
 Ferramentas da Google tais como “Google Docs”, “Google Maps” e “Google Earth”;

3. Título do projeto.
Preservar é viver: Um modo sustentável de se levar a vida.
4. Características do projeto.
O estudo interdisciplinar é necessário para que o educando analise as diferentes dimensões da problemática  Do meio ambiente e suas contradições. Faz-se necessário então uma abordagem interdisciplinar do assunto para um maior aprofundamento das questões. Várias tarefas foram executadas no decorrer do Projeto, desde o dialogo dos professores sobre as atividades e durante as aulas das disciplinas de Biologia, Geografia, Ciências e Língua Portuguesa  que compõem o currículo escolar.
5. Descrição geral.
O presente projeto traz como problemática da preservação do meio ambiente. Nos últimos tempos vem se discutindo muito sobre a conservação dos recursos naturais, porém sempre encontramos obstáculos para colocar em prática, ações para sua preservação.
ETAPAS
Sensibilização
Conscientização
Para favorecer a assimilação dos problemas globais e necessidade de ações locais, serão dirigidas informações primeiramente sobre o contexto dos problemas mundiais, regionalizando-se progressivamente. O objetivo é finalizar com a abordagem do cenário ambiental da comunidade em que o estudante esta inserido, a fim de se permitir uma aproximação do tema, despertar o senso de responsabilidade e de facilitar sua atuação.
Mobilização
6. Tecnologias utilizadas.
 Kit de projeção multimída;
7. Comentários.
8. Referência (se o projeto estiver publicado).