Projeto Sustenta CID: Atividade de mapeando as práticas sustentáveis do meu bairro.
1. Apresentação e justificativa.
O projeto “Sustenta Cid: Mapeando as práticas sustentáveis do meu bairro” será desenvolvido na Região sudeste de nosso país, no estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto, na escola EE Profº Cid de Oliveira Leite localizada no bairro Jardim Paulista.
Sabemos que a Terra está em constantes transformações e que o ser humano é um agente transformador da natureza, por isso é necessário fazer uma reflexão para tomarmos decisões adequadas, visando à qualidade de vida. A sustentabilidade, por se tratar de uma questão complexa, temos que pensar em praticas sustentáveis com cautela, pois não podemos nos esquecer dos fatores econômicos, sociais e culturais. A escola pode contribuir de maneira significativa nesta área, sensibilizando os alunos através de discussões, reflexões temáticas e atividades práticas.
Assim, o presente projeto apresenta como problemática a preservação do meio ambiente através da mobilização de ações de mapeamento, pelo uso do GPS no celular, dos postos de coleta de pilhas, baterias e óleo vegetal e de materiais recicláveis, produzindo um mapa temático que tem como objetivo orientar e informar toda à população onde estão localizados os postos de coleta promovendo a destinação ambientalmente adequada destes materiais em nosso bairro.
Sabemos que a Terra está em constantes transformações e que o ser humano é um agente transformador da natureza, por isso é necessário fazer uma reflexão para tomarmos decisões adequadas, visando à qualidade de vida. A sustentabilidade, por se tratar de uma questão complexa, temos que pensar em praticas sustentáveis com cautela, pois não podemos nos esquecer dos fatores econômicos, sociais e culturais. A escola pode contribuir de maneira significativa nesta área, sensibilizando os alunos através de discussões, reflexões temáticas e atividades práticas.
Assim, o presente projeto apresenta como problemática a preservação do meio ambiente através da mobilização de ações de mapeamento, pelo uso do GPS no celular, dos postos de coleta de pilhas, baterias e óleo vegetal e de materiais recicláveis, produzindo um mapa temático que tem como objetivo orientar e informar toda à população onde estão localizados os postos de coleta promovendo a destinação ambientalmente adequada destes materiais em nosso bairro.
Justificativa
O modelo de desenvolvimento socioeconômico atual, desigual, excludente e esgotante dos recursos naturais, tem elevado à degradação ambiental a níveis sem precedentes, colocando em risco a manutenção da vida no Planeta.
Os padrões de produção e consumo da moderna sociedade capitalista industrial estão intimamente relacionados a problemas ambientais como acúmulo de resíduos e de grande número de poluentes na água, do ar, no solo e o uso indiscriminado dos recursos naturais. Esses mesmos padrões são, também, definidores da qualidade de vida das populações humanas.
O mais importante nesse projeto é educar os alunos para mudanças de hábitos e atitudes. Preservar o meio ambiente, é ser solidário com os filhos, netos e demais descendentes.
A educação escolar não pode estar alheia aos problemas ambientais, é sua função refletir sobre as necessidades de todo o planeta, que merece toda nossa dedicação e cuidado para sua preservação.
Com as atividades desenvolvidas, os alunos do 2º ano do Ensino Médio relacionarão o seu cotidiano ao uso dos recursos e compreenderão problemas relacionados à preservação da natureza em sua cidade, no Brasil e do mundo. Dessa forma, pretende-se que eles passem a valorizar e dar importância ao tema, buscando a absorção de práticas em casa, na escola e na comunidade. Além de contribuir para a circulação de informações para todo o bairro sobre os postos de coleta.
A sustentabilidade é ação, por isso ela é participativa e criativa e contribui muito na formação do cidadão, somente assim podemos mudar a situação do nosso Planeta.
O modelo de desenvolvimento socioeconômico atual, desigual, excludente e esgotante dos recursos naturais, tem elevado à degradação ambiental a níveis sem precedentes, colocando em risco a manutenção da vida no Planeta.
Os padrões de produção e consumo da moderna sociedade capitalista industrial estão intimamente relacionados a problemas ambientais como acúmulo de resíduos e de grande número de poluentes na água, do ar, no solo e o uso indiscriminado dos recursos naturais. Esses mesmos padrões são, também, definidores da qualidade de vida das populações humanas.
O mais importante nesse projeto é educar os alunos para mudanças de hábitos e atitudes. Preservar o meio ambiente, é ser solidário com os filhos, netos e demais descendentes.
A educação escolar não pode estar alheia aos problemas ambientais, é sua função refletir sobre as necessidades de todo o planeta, que merece toda nossa dedicação e cuidado para sua preservação.
Com as atividades desenvolvidas, os alunos do 2º ano do Ensino Médio relacionarão o seu cotidiano ao uso dos recursos e compreenderão problemas relacionados à preservação da natureza em sua cidade, no Brasil e do mundo. Dessa forma, pretende-se que eles passem a valorizar e dar importância ao tema, buscando a absorção de práticas em casa, na escola e na comunidade. Além de contribuir para a circulação de informações para todo o bairro sobre os postos de coleta.
A sustentabilidade é ação, por isso ela é participativa e criativa e contribui muito na formação do cidadão, somente assim podemos mudar a situação do nosso Planeta.
A partir das atividades desenvolvidas pelos alunos do E.M., os alunos dos 6º anos E.F. desenvolverão iniciativas de divulgação dos pontos localizados no GPS para que a comunidade leve pilhas e baterias, óleos entre outros, até os locais.
2. Descrição do projeto ou do conjunto de atividades didáticas
Fase 1. Sondagem Inicial
Atividades 1.1 : Aplicação de sondagem inicial e varredura do conhecimento prévio dos alunos sobre os temas envolvidos: Sustentabilidade e Cartografia.
Estratégias didáticas: Exposição do tema, rodada de perguntas e debate.
Recursos didáticos: Apresentação em PPT utilizando kit multimídia, Quadro Negro e recursos cartográficos (mapas temáticos, globo terrestre).
Estratégias didáticas: Exposição do tema, rodada de perguntas e debate.
Recursos didáticos: Apresentação em PPT utilizando kit multimídia, Quadro Negro e recursos cartográficos (mapas temáticos, globo terrestre).
Atividades 1.2 : Exposição e atividades sobre sensoriamento remoto e o uso do GPS
Estratégias didáticas: O que é o sensoriamento remoto e o GPS e a utilização dos mesmos através do Computador e pelo celular.
Recursos didáticos: Apresentação em PPT utilizando kit multimídia, Uso da internet para a utilização do Google Earth e Google Maps no computador e celular.
Modalidade de uso do celular: Uso do GPS
Estratégias didáticas: O que é o sensoriamento remoto e o GPS e a utilização dos mesmos através do Computador e pelo celular.
Recursos didáticos: Apresentação em PPT utilizando kit multimídia, Uso da internet para a utilização do Google Earth e Google Maps no computador e celular.
Modalidade de uso do celular: Uso do GPS
Fase 2. Apresentação do Projeto e diagnóstico dos recursos tecnológicos disponíveis
Atividades 2.1 : Apresentação do projeto à sala de aula
Estratégias didáticas: Exposição do projeto.
Recursos didáticos: Apresentação em PPT utilizando kit multimídia.
Estratégias didáticas: Exposição do projeto.
Recursos didáticos: Apresentação em PPT utilizando kit multimídia.
Atividades 2.2 : Investigação dos recursos tecnológicos e formação dos Grupos de trabalho.
Estratégias didáticas: Levantamento dos celulares com a tecnologia necessária para o mapeamento, formação dos grupos de trabalhos e divisão de tarefas a partir do número de celulares; criação de uma conta na Google para a utilização Google maps, Google Drive e Google Docs para a coleta de informações; Criação de grupo no Whatsapp para troca de informações rápidas.
Recursos didáticos: Uso da internet para a utilização dos recursos da Google no computador e celular. Quadro Negro e mapas da cidade e do bairro.
Modalidade de uso do celular: GPS e uso da navegação na web.
Estratégias didáticas: Levantamento dos celulares com a tecnologia necessária para o mapeamento, formação dos grupos de trabalhos e divisão de tarefas a partir do número de celulares; criação de uma conta na Google para a utilização Google maps, Google Drive e Google Docs para a coleta de informações; Criação de grupo no Whatsapp para troca de informações rápidas.
Recursos didáticos: Uso da internet para a utilização dos recursos da Google no computador e celular. Quadro Negro e mapas da cidade e do bairro.
Modalidade de uso do celular: GPS e uso da navegação na web.
Fase 3. Inicio do Mapeamento.
Atividades: Levantamento dos postos de coleta no bairro.
Estratégias didáticas: Saída a campo para a varredura do bairro sobre os postos de coleta em estabelecimento públicos e particulares. Ao encontrar um ponto de coleta registrar em rede social e/ou no GoogleDrive marcando as informações principais que estão disponíveis no GPS da celular, tais como sua localização física e das coordenadas geográficas.
Recursos didáticos: Uso da internet para a utilização do GPS e rede social.
Modalidade de uso do celular: GPS e uso da navegação na web.
Estratégias didáticas: Saída a campo para a varredura do bairro sobre os postos de coleta em estabelecimento públicos e particulares. Ao encontrar um ponto de coleta registrar em rede social e/ou no GoogleDrive marcando as informações principais que estão disponíveis no GPS da celular, tais como sua localização física e das coordenadas geográficas.
Recursos didáticos: Uso da internet para a utilização do GPS e rede social.
Modalidade de uso do celular: GPS e uso da navegação na web.
Fase 4. Tabulação dos Dados.
Atividades: Após o levantamento, tabulação dos dados.
Estratégias didáticas: Os dados serão tabulados – Separação dos postos de coleta, identificando o estabelecimento e qual resíduo ele coleta para a separação das informações, sempre utilizando o GPS para ilustrar os dados.
Recursos didáticos: Uso do Kit Multimídia e da sala de informática para a tabulação através do programa Excel, sistematizando as informações disponíveis no Goolge Drive e GPS.
Estratégias didáticas: Os dados serão tabulados – Separação dos postos de coleta, identificando o estabelecimento e qual resíduo ele coleta para a separação das informações, sempre utilizando o GPS para ilustrar os dados.
Recursos didáticos: Uso do Kit Multimídia e da sala de informática para a tabulação através do programa Excel, sistematizando as informações disponíveis no Goolge Drive e GPS.
Fase 5. Produção Cartográfica e divulgação dos resultados
Atividades: Elaboração do mapa digital e produção de folder informativo para a distribuição no bairro.
Estratégias didáticas: Elaborando um mapa temático com a marcação dos postos de coleta, disponibilizando na web no blog da sustentabilidade, em rede social e na Google e na escola para alunos e comunidade.
Recursos didáticos: Uso de computadores na sala de informática e do Kit Multimídia para a produção do mapa e do folder e publicação na web.
Estratégias didáticas: Elaborando um mapa temático com a marcação dos postos de coleta, disponibilizando na web no blog da sustentabilidade, em rede social e na Google e na escola para alunos e comunidade.
Recursos didáticos: Uso de computadores na sala de informática e do Kit Multimídia para a produção do mapa e do folder e publicação na web.
3. Avaliação
A avaliação será realizada no decorrer do processo de execução das atividades. De acordo com as atividades propostas, os alunos serão capazes de adquirir conhecimento e consciência de vários em vários pontos, e no final esses pontos serão convertidos em uma nota bimestral.
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