segunda-feira, 4 de maio de 2015

1.5 - Projeto Gincana Solidária

ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do Cursista:
Paula Souza Nunes
Nome da escola: E. E. Dr. Geraldo Correia de Carvalho – Local: Ribeirão Preto/SP          
Série: Todos os alunos do Ensino Fundamental      Número de alunos: aprox. 350 alunos    
Professores envolvidos: Todos os docentes do Ensino Fundamental, Professora Coordenadora, Professora responsável pela Sala de Leitura.
           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Não se trata de um estudo, é uma atividade pedagógica diferenciada onde os alunos trabalharão cidadania, protagonismo juvenil, conteúdos disciplinares do Currículo Oficial por meio de uma Gincana Solidária.
O que instiga/mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
Necessidade de desenvolvimento do espírito de solidariedade, espírito esportivo, bem como a integração dos alunos de diferentes salas, tanto com a escola (funcionários, professores e equipe gestora) como em relação à comunidade. Necessidade de guardar os registros das atividades desenvolvidas pela unidade escolar.
Por que?

4. Objetivo (s)
·         Integrar e envolver os alunos e a comunidade escolar em uma prática diferenciada de aprendizagem;
·         Arrecadar alimentos não perecíveis;
·         Proporcionar momentos de descontração, criar espaços de atividades lúdicas, e conhecimentos gerais através das brincadeiras e competições da gincana;
·         Trabalhar conteúdos disciplinares do Currículo Oficial por meio de atividades lúdicas diferenciadas;
·         Fazer registro em vídeo e PPT das atividades realizadas pela escola criando a memória e arquivo da unidade escolar;
·         Desenvolver o Protagonismo Junvenil.
O que vamos fazer?

5. Conteúdos
·         Arrecadação de alimentos não perecíveis;
·         Atividades de conhecimento geral: soletrando; quem sabe mais (perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais); raciocínio lógico;
·         Provas artísticas: coover, show de talentos, casal simpatia, casal trocado, grito de torcida, bandeira da equipe, etc;
·         Provas lúdicas e físicas: dança da laranja, dança da cadeira, pular corda, corrida do saco, corrida do ovo na colher, encher garrafa, enxugar gelo, corrida dos três pés, etc;
·         Confecção de um vídeo pelos alunos do Grêmio, com imagens (fotos) e depoimentos dos alunos participantes da Gincana para compor o arquivo de registros da escola.

Quais conceitos? (por exemplo: “Língua portuguesa: diferentes tipos de gêneros textuais”) 

6. Disciplinas envolvidas
Todas as disciplinas

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A realização do projeto dividi-se em duas etapas: na primeira etapa de organização, elegemos dois representantes de cada sala para serem os líderes das equipes, organizamos reuniões com esses alunos, para passar o regulamento da gincana, ou seja, regras das provas, regras de conduta e comportamento, pontuação de cada prova, etc., dividimos as turmas em equipes realizando um sorteio, cada equipe é representada por uma cor. A segunda etapa é a realização da gincana em si: esta acontece durante uma semana, com a realização de diversas provas.
Vence a gincana a equipe que conseguir acumular mais pontos ao final da semana de atividades. Os alunos tem o direito de escolher para quem irão os alimentos arrecadados, sempre priorizando atender alunos da escola com dificuldades ou pessoas do bairro nas mesmas condições.
A equipe vencedora ganha um dia de lazer em um clube da cidade, atividade conseguida graças à parceria da escola com este clube. Todos os alunos vencedores passam o dia no clube, acompanhados por professores, professora mediadora de conflitos e funcionários.
Ao final da Gincana os alunos do Grêmio Escolar confeccionaram um vídeo com fotos e depoimentos e demais registros da Gincana para compor o arquivo de memória da escola.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Papel Sulfite, Cartolina, Caneta Esferográfica, Corda, Bola, aparelho de som, caixa de som, microfone, notebook, DataShow, e todo o material para as brincadeiras: cadeiras, colheres, ovo, saco de tecido, garrafas pet, gelo, laranja, câmera fotográfica, aparelho de gravação de voz, computadores da sala do Acessa Escola, etc.

9. Registro do processo
O projeto será desenvolvido nos dias 20 a 22 de maio de 2015, ainda não temos registro do processo.

10. Avaliação e resultados esperados
Avaliamos a positividade do projeto através da mudança de comportamento dos alunos, a cada ano a adesão, a participação e a arrecadação de alimentos tem sido maior. Percebe-se que tanto os alunos como pais e comunidade estão, a cada ano, mais motivados e interessados em participar desta prática.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
A divulgação e socialização do Projeto este ano será por meio da confecção do vídeo feito pelos alunos do Grêmio Escolar, com fotos, depoimentos e demais registros das atividades desenvolvidas na Gincana. O vídeo será disponibilizado no Blog da escola criado pelos alunos do Grêmio Escolar.

Poster, Painel, Blog, Evento...

Atividade 1.4 - Banco de Projetos

Título do Projeto: Agenda Ambiental/ Agenda 21

PCP - Paula de Souza Nunes
E.E. Dr. Geraldo Correia de Carvalho
Público Alvo: Todos os alunos da escola do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
Áreas do Conhecimento: prioritariamente as disciplinas de Ciências, Geografia, Biologia e Química.
Recursos Tecnológicos Utilizados: Máquina fotográfica; DataShow, Computadores da Sala do Acessa Escola.
Duração: todo o ano letivo de 2015.

Trata-se de um projeto interdisciplinar que a escola irá desenvolver durante todo o ano letivo de 2015, envolvendo o uso de tecnologias e outros recursos pedagógicos. O projeto prevê uma ação para cada mês do ano letivo. Neste depoimento apresentaremos as ações já desenvolvidas no mês de março e abril e as atividades que serão desenvolvidas no mês de maio.
No mês de Março o tema do projeto foi a “Água: sua importância e o seu uso consciente”, o projeto foi desenvolvido com os alunos do 7º ano A e a professora de Ciências, as etapas do projeto foram as seguintes:
A primeira aula foi uma pesquisa inicial na sala de informática sobre notícias recentes sobre a Água;
Na aula seguinte a professora ministrou aula expositiva com recurso de PowerPoint sobre a importância e o ciclo da água, tentando ilustrar aos alunos que o problema da falta de água nos dias atuais está relacionado ao ciclo da água;
Na aula seguinte os alunos produziram cartazes fazendo uso de imagens extraídas da Internet ou mesmo de jornais e revistas existentes na escola, sintetizando os conhecimentos aprendidos nas aulas anteriores.
No mês de Abril o tema do projeto foi “Ecossistemas e horta escolar”, o projeto foi desenvolvido com as 8ªs séries do Ensino Fundamental e os 1ºs anos do Ensino Médio e a professora de Ciências e Biologia, a etapas do projeto foram:
Nas primeiras aulas a professora ministrou aulas expositivas com uso de PowerPoint sobre a temática dos diferentes Biomas e Ecossistemas,
Em seguida as próximas aulas aconteceram na horta da escola, onde os alunos colocaram a “mão na terra” produzindo um canteiro com hortaliças e ervas aromáticas, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Todas as aulas na horta foram fotografadas e os alunos irão montaram um PowerPoint com as fotos e a síntese dos conhecimentos adquiridos.
No mês de Maio o tema do projeto é “A fauna e os animais em extinção”, o projeto será desenvolvido com alunos dos 6º anos e a professora de Ciências, o projeto prevê as seguintes ações:
Visita ao Bosque Municipal de Ribeirão Preto no dia 14 de maio de 2015, na visita os alunos irão fotografar os animais que mais gostaram.
Nas aulas seguintes à visita a professora ministrará aulas expositivas sobre a fauna brasileira e os animais em extinção.
Na sequência a professora irá levar os alunos à sala de informática onde irão descarregar as fotos nos PCs, para depois produzirem os PowerPoints. Os alunos serão orientados a fazer no PPT uma ficha com as informações e a imagem de um dos animais vistos no Bosque Municipal, dados como local de origem, hábitos alimentares, se está ou não em extinção, porte, habitat, etc, essas informações serão extraídas da Internet.
O Projeto tem sido muito relevante para os alunos e professores, pois tem trabalhado a temática Ambiental aliando o uso de diferentes recursos como as TICs.