ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do Cursista:
|
Paula Souza Nunes
|
Nome da escola: E. E.
Dr. Geraldo Correia de Carvalho – Local: Ribeirão Preto/SP
|
|
Série: Todos os alunos
do Ensino Fundamental Número de alunos: aprox. 350 alunos
|
|
Professores
envolvidos: Todos os docentes do Ensino Fundamental, Professora Coordenadora,
Professora responsável pela Sala de Leitura.
|
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Não se trata de um estudo, é uma
atividade pedagógica diferenciada onde os alunos trabalharão cidadania,
protagonismo juvenil, conteúdos disciplinares do Currículo Oficial por meio
de uma Gincana Solidária.
|
O que instiga/mobiliza a fazer o estudo?
3. Justificativa
Necessidade de desenvolvimento
do espírito de solidariedade, espírito esportivo, bem como a integração dos
alunos de diferentes salas, tanto com a escola (funcionários, professores e
equipe gestora) como em relação à comunidade. Necessidade de guardar os
registros das atividades desenvolvidas pela unidade escolar.
|
Por que?
4. Objetivo (s)
·
Integrar e envolver os alunos e a comunidade
escolar em uma prática diferenciada de aprendizagem;
·
Arrecadar alimentos não perecíveis;
·
Proporcionar momentos de descontração, criar espaços
de atividades lúdicas, e conhecimentos gerais através das brincadeiras e
competições da gincana;
·
Trabalhar conteúdos disciplinares do Currículo
Oficial por meio de atividades lúdicas diferenciadas;
·
Fazer registro em vídeo e PPT das atividades
realizadas pela escola criando a memória e arquivo da unidade escolar;
·
Desenvolver o Protagonismo Junvenil.
|
O que vamos fazer?
5. Conteúdos
·
Arrecadação de alimentos não perecíveis;
·
Atividades de conhecimento geral: soletrando;
quem sabe mais (perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais); raciocínio
lógico;
·
Provas artísticas: coover, show de talentos,
casal simpatia, casal trocado, grito de torcida, bandeira da equipe, etc;
·
Provas lúdicas e físicas: dança da laranja,
dança da cadeira, pular corda, corrida do saco, corrida do ovo na colher,
encher garrafa, enxugar gelo, corrida dos três pés, etc;
·
Confecção de um vídeo pelos alunos do Grêmio,
com imagens (fotos) e depoimentos dos alunos participantes da Gincana para
compor o arquivo de registros da escola.
|
Quais conceitos? (por exemplo: “Língua portuguesa:
diferentes tipos de gêneros textuais”)
6. Disciplinas envolvidas
Todas
as disciplinas
|
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A
realização do projeto dividi-se em duas etapas: na primeira etapa de
organização, elegemos dois representantes de cada sala para serem os líderes
das equipes, organizamos reuniões com esses alunos, para passar o regulamento
da gincana, ou seja, regras das provas, regras de conduta e comportamento,
pontuação de cada prova, etc., dividimos as turmas em equipes realizando um
sorteio, cada equipe é representada por uma cor. A segunda etapa é a
realização da gincana em si: esta acontece durante uma semana, com a
realização de diversas provas.
Vence
a gincana a equipe que conseguir acumular mais pontos ao final da semana de
atividades. Os alunos tem o direito de escolher para quem irão os alimentos
arrecadados, sempre priorizando atender alunos da escola com dificuldades ou
pessoas do bairro nas mesmas condições.
A equipe vencedora
ganha um dia de lazer em um clube da cidade, atividade conseguida graças à
parceria da escola com este clube. Todos os alunos vencedores passam o dia no
clube, acompanhados por professores, professora mediadora de conflitos e
funcionários.
Ao final da Gincana
os alunos do Grêmio Escolar confeccionaram um vídeo com fotos e depoimentos e
demais registros da Gincana para compor o arquivo de memória da escola.
|
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de
como será desenvolvido)
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Papel Sulfite, Cartolina, Caneta
Esferográfica, Corda, Bola, aparelho de som, caixa de som, microfone,
notebook, DataShow, e todo o material para as brincadeiras: cadeiras,
colheres, ovo, saco de tecido, garrafas pet, gelo, laranja, câmera
fotográfica, aparelho de gravação de voz, computadores da sala do Acessa
Escola, etc.
|
9. Registro do processo
O projeto será
desenvolvido nos dias 20 a 22 de maio de 2015, ainda não temos registro do
processo.
|
10. Avaliação e resultados esperados
Avaliamos
a positividade do projeto através da mudança de comportamento dos alunos, a
cada ano a adesão, a participação e a arrecadação de alimentos tem sido maior.
Percebe-se que tanto os alunos como pais e comunidade estão, a cada ano, mais
motivados e interessados em participar desta prática.
|
11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
A divulgação e
socialização do Projeto este ano será por meio da confecção do vídeo feito
pelos alunos do Grêmio Escolar, com fotos, depoimentos e demais registros das
atividades desenvolvidas na Gincana. O vídeo será disponibilizado no Blog da
escola criado pelos alunos do Grêmio Escolar.
|
Poster, Painel, Blog, Evento...
Nenhum comentário:
Postar um comentário