segunda-feira, 4 de maio de 2015

1.5 - Projeto Gincana Solidária

ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do Cursista:
Paula Souza Nunes
Nome da escola: E. E. Dr. Geraldo Correia de Carvalho – Local: Ribeirão Preto/SP          
Série: Todos os alunos do Ensino Fundamental      Número de alunos: aprox. 350 alunos    
Professores envolvidos: Todos os docentes do Ensino Fundamental, Professora Coordenadora, Professora responsável pela Sala de Leitura.
           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Não se trata de um estudo, é uma atividade pedagógica diferenciada onde os alunos trabalharão cidadania, protagonismo juvenil, conteúdos disciplinares do Currículo Oficial por meio de uma Gincana Solidária.
O que instiga/mobiliza a fazer o estudo?

3. Justificativa
Necessidade de desenvolvimento do espírito de solidariedade, espírito esportivo, bem como a integração dos alunos de diferentes salas, tanto com a escola (funcionários, professores e equipe gestora) como em relação à comunidade. Necessidade de guardar os registros das atividades desenvolvidas pela unidade escolar.
Por que?

4. Objetivo (s)
·         Integrar e envolver os alunos e a comunidade escolar em uma prática diferenciada de aprendizagem;
·         Arrecadar alimentos não perecíveis;
·         Proporcionar momentos de descontração, criar espaços de atividades lúdicas, e conhecimentos gerais através das brincadeiras e competições da gincana;
·         Trabalhar conteúdos disciplinares do Currículo Oficial por meio de atividades lúdicas diferenciadas;
·         Fazer registro em vídeo e PPT das atividades realizadas pela escola criando a memória e arquivo da unidade escolar;
·         Desenvolver o Protagonismo Junvenil.
O que vamos fazer?

5. Conteúdos
·         Arrecadação de alimentos não perecíveis;
·         Atividades de conhecimento geral: soletrando; quem sabe mais (perguntas e respostas sobre conhecimentos gerais); raciocínio lógico;
·         Provas artísticas: coover, show de talentos, casal simpatia, casal trocado, grito de torcida, bandeira da equipe, etc;
·         Provas lúdicas e físicas: dança da laranja, dança da cadeira, pular corda, corrida do saco, corrida do ovo na colher, encher garrafa, enxugar gelo, corrida dos três pés, etc;
·         Confecção de um vídeo pelos alunos do Grêmio, com imagens (fotos) e depoimentos dos alunos participantes da Gincana para compor o arquivo de registros da escola.

Quais conceitos? (por exemplo: “Língua portuguesa: diferentes tipos de gêneros textuais”) 

6. Disciplinas envolvidas
Todas as disciplinas

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
A realização do projeto dividi-se em duas etapas: na primeira etapa de organização, elegemos dois representantes de cada sala para serem os líderes das equipes, organizamos reuniões com esses alunos, para passar o regulamento da gincana, ou seja, regras das provas, regras de conduta e comportamento, pontuação de cada prova, etc., dividimos as turmas em equipes realizando um sorteio, cada equipe é representada por uma cor. A segunda etapa é a realização da gincana em si: esta acontece durante uma semana, com a realização de diversas provas.
Vence a gincana a equipe que conseguir acumular mais pontos ao final da semana de atividades. Os alunos tem o direito de escolher para quem irão os alimentos arrecadados, sempre priorizando atender alunos da escola com dificuldades ou pessoas do bairro nas mesmas condições.
A equipe vencedora ganha um dia de lazer em um clube da cidade, atividade conseguida graças à parceria da escola com este clube. Todos os alunos vencedores passam o dia no clube, acompanhados por professores, professora mediadora de conflitos e funcionários.
Ao final da Gincana os alunos do Grêmio Escolar confeccionaram um vídeo com fotos e depoimentos e demais registros da Gincana para compor o arquivo de memória da escola.
Como o projeto será desenvolvido? (Descrição de como será desenvolvido)

8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Papel Sulfite, Cartolina, Caneta Esferográfica, Corda, Bola, aparelho de som, caixa de som, microfone, notebook, DataShow, e todo o material para as brincadeiras: cadeiras, colheres, ovo, saco de tecido, garrafas pet, gelo, laranja, câmera fotográfica, aparelho de gravação de voz, computadores da sala do Acessa Escola, etc.

9. Registro do processo
O projeto será desenvolvido nos dias 20 a 22 de maio de 2015, ainda não temos registro do processo.

10. Avaliação e resultados esperados
Avaliamos a positividade do projeto através da mudança de comportamento dos alunos, a cada ano a adesão, a participação e a arrecadação de alimentos tem sido maior. Percebe-se que tanto os alunos como pais e comunidade estão, a cada ano, mais motivados e interessados em participar desta prática.

11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
A divulgação e socialização do Projeto este ano será por meio da confecção do vídeo feito pelos alunos do Grêmio Escolar, com fotos, depoimentos e demais registros das atividades desenvolvidas na Gincana. O vídeo será disponibilizado no Blog da escola criado pelos alunos do Grêmio Escolar.

Poster, Painel, Blog, Evento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário