quinta-feira, 14 de maio de 2015

ATIVIDADE 1.4

1. Nome do cursista: Lucas Henrique Malta Batista
2. Identificação do local: E.E. Sílvio de Almeida; todas as séries/anos; 250 alunos; 5 professores; Ciências Humanas.
3. Título do projeto: #somostodoshumanos
4. Características do projeto: Envolve as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, trabalhando conteúdos como: Direitos Humanos e cidadania; abolição dos escravos; xenofobia; questões étnico-raciais; africanidade, etc.
5. Descrição geral: O projeto #somostodoshumanos tem por finalidade o resgate da identidade do aluno, no intuito de combater o bullying e os atos discriminatórios no ambiente escolar e em sociedade, exaltando as questões relacionadas à diversidade humana e cultural e o respeito às diferenças.
6. Tecnologias utilizadas: Computador, datashow, música, documentários, etc.
7. Comentários: O projeto em questão foi inicialmente desenvolvido no ano passado. O mesmo ainda existe e possui adesão da escola toda. Haverá em junho deste ano (2015), uma Feira Cultural, envolvendo alunos e comunidade, tratando o mesmo tema, como forma de concepção de um produto final do projeto.

Banco de Projetos- E.E. Silvio de Almeida

 
FEIRA DE CIÊNCIAS

1- Nome do Cursista: Fernanda Sueli Silva Lucas

2- Identificação do local: E.E. Silvio de Almeida; todas as séries/anos; 243 alunos; 7 professores; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

3- Titulo do Projeto: Feira de Ciências: Água - Fonte da Vida

4- Características do Projeto: Envolvem disciplinas de Matemática, Física, Ciências, Biologia e Química, trabalhando conteúdos como:
• Proporção de água doce e salgada existente na Terra
• Distribuição da água nas residências
• Rede de tratamento d”água
• Armazenamento de água (personalizada – Nordeste
• Proporção de água necessária para organismo.
• Necessidade da hidratação do corpo
• Alimentos desidratados e o comparativo com o corpo humano também desidratado.
• Rios voadores
• Experimentos envolvendo a água

5- Descrição Geral: O projeto tem por finalidade formar  o educando para o uso consciente da água e a necessidade deste recurso para sobrevivência da vida na Terra . Os professores junto aos alunos escolheram um  tema específico  a ser abordado que envolvesse o Tema Gerador “Água”, em seguida realizaram pesquisas, assistiram vídeos, selecionaram músicas  e aprofundaram o conhecimento sobre o tema durante as aulas. Esquematizaram  com auxilio do professor as atividades demonstrativas que seriam expostas na apresentação da Feira de Ciências e deram inicio a construção das maquetes. A Feira de Ciências foi aberta a comunidade e demais escolas do município.

6- Tecnologias Utilizadas: computador, data show, câmeras, música, filmes, documentários

7. Comentários: O projeto relatado foi desenvolvido no ano passado. A Feira de Ciências tem continuidade para este ano, porém com um novo tema a ser discutido “Meio Ambiente e a reciclagem”, envolvendo alunos e comunidade, tratando o tema, como forma conscientização para a preservação do meio ambiente e da vida.