quarta-feira, 20 de maio de 2015

Projeto: UM PAPO SOBRE: ÁLCOOL, CIGARRO E DROGAS

http://ooutroladodamoeda.com.br/wp-content/uploads/2010/09/cigarro%20no%20revolver-890x395.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirgi-ZdDUlVyZddK24YIs5FMJRh6ifdTSegmpNJp5D9Qg34PF1O8QY4QTcI5E6o0wYRUBqguOOvRv5xc7CUCSolDp4GzoNgNQ5hpHe1XQtZBztmjtUNgocwmrGp8E6C5gjKhdcrv0kWVmC/s1600/images.jpg





Supervisor de Ensino: Jaime Rodrigues
Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico: Manoel Sousa
Diretora da Unidade Escolar: Marta Moreira Martins
Coordenadora Pedagógica: Viviane Bueno de Oliveira


JUSTIFICATIVA:
Com Base no Projeto Político Pedagógico da Escola e para amenizar o problema do uso de cigarro, álcool e drogas , criamos esse projeto não com um tom de discurso moralista, proibitivo , que não explica e nem  informa, assim, não funcionando , mas sim, para informar e esclarecer sobre os riscos que envolvem uso dessas substâncias, ressaltando que cada um é livre para fazer suas opções, mas  é responsáveis por ela. O projeto tem como objetivo, o desenvolvimento  do debate pautado na informação e na reflexão crítica dos alunos, bem como, informá-los por meio de apresentações dos próprios alunos . O papel da escola ganha destaque e importância porque cria espaços e  tempo para que os alunos debatam e reflitam  intensamente  sobre suas escolhas , desenvolvendo um ambiente de confiança e de conhecimento para que os alunos tenham   o prazer em virem  para a escola.

OBJETIVO GERAL:
Incentivar o debate , pois quanto mais informação o aluno tiver, melhor tomará suas decisões porque  infelizmente 25% dos nossos alunos já experimentaram ou cigarro, ou álcool , ou algum tipo de droga.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular o potencial de reflexão crítica do aluno.
Desenvolver a socialização e interação.
Desenvolver  a sua formação integral
Dar oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o assunto informando-se 
Produzir  técnicas de  pesquisa e debate 
Oferecer diversas dinâmicas que possibilitem a apresentação e   o debate de forma prazerosa.

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Giz e lousa; Cartolina; Papel, tesoura, cola.
Câmera digital; Data – show, vídeos.
Livros diversos;
Sala do  acessa

ATUAÇÃO
Todos alunos e professores dos anos finais da E.E.DR.EDGARDO CAJADO

PRODUTO FINAL :
 Apresentação das informações pesquisadas e debates em sala de aula e se possível, um grande debate no pátio da escola no mês de julho  

Etapa 1 – Roteiro da Proposta – análise do projeto

·         A Escolha do tema – Tema polêmico que consiga envolver os alunos e motivá-los..
·         Reunião para apresentação do projeto, importância, relevância, características e explanação do conteúdo a ser trabalhado.
·         Levantamento de conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema considerando os diversos itens a serem pesquisados
·         Direcionamento das ações. O que cada grupo fará?  Que tecnologias serão usadas? ( computadores/softwares, programas, blogs) Seleção de conteúdos e tópicos a serem tratados por cada grupo, considerando as habilidades de cada alunos. Ex: Habilidade de pesquisa, de escrita, de organização, habilidades técnicas que envolvam o tratamento com programas e blogs e etc.

Etapa 2 – Organização do trabalho

·         A organização para a pesquisa e orientações e ações durantes as aulas.
·         A pesquisa propriamente dita
·         A separação e organização das informações encontradas.
·         A produção de texto e material para PowerPoint e moviemaker.
·         A produção de mapas conceituais

Etapa 3 – Finalização dos trabalhos

·        Apresentação dos trabalhos em data show e explanação
·        Auto  avaliação – como foi participar do projeto?
·        Aspectos positivos e negativos
·        Reflexão do tema .
·        Debate  das ideias
·        Socialização com outras turmas da Escola.
·        Apresentação para outras turmas, com data-show e  cartazes / painéis

REFERÊNCIAS:

BOUER, Jairo  em Álcool, , cigarro e drogas.-1º.ed- São Paulo: Panda Books, 2004.80 pp