quinta-feira, 30 de abril de 2015

Banco de Projetos


1-Nome do cursista:  Roselei   Sueli  Moraes  Pereira

2-Identificação do local:
- EE Dr.  Meira  Junior
- Alunos participantes: 7º, 8º e 9° anos
- Público Alvo: 765 alunos (Ciclo I Anos Iniciais e Anos Finais), 45 professores, 11 funcionários e 4 Gestoras

3-Título: “Rádio Meira Hits”

4-Características do projeto:
- Interdisciplinar
- As ações contemplarão todas as áreas do conhecimento

5-Descrição Geral
- Observamos a necessidade de desenvolver ações que contribuíssem para a formação de pessoas que compreendessem e dominassem os sistemas de produção de informação e, consequentemente, estivessem melhor preparadas para atuarem de forma mais responsável com a vida em sociedade. No ambiente escolar a rádio constitui-se uma eficiente ferramenta pedagógica. Aprimorando diversas habilidades intelectuais dos alunos, como o  desenvolvimento das capacidades comunicativas e a apropriação da linguagem.
     Os assuntos e conteúdos serão definidos em equipe, bem como, as  funções de cada          elemento. Toda  a programação será desenvolvida pelos alunos que farão as                  
     pesquisas, roteiros de entrevistas, escolhas de músicas, trilhas e notícias. As   grava-   
     e  edição do programa também serão de responsabilidade da equipe com os  profes-
     sores responsáveis.

Ações:
- Formação de uma equipe de 15 alunos para planejar, coordenar e executar as atividades.
- Apresentação para os alunos, dos recursos que a escola disponibiliza, bem como a maneira utilizá-los
- Viabilização de equipamentos técnicos (os que a escola não dispõe) para a realização das atividades.
- Pesquisas em material on-line e impressos sobre ferramentas a serem usadas no projeto.
- Contratação de transporte para o deslocamento dos alunos até a Rádio USP, para conhecer  a estrutura e funcionamento da mesma.
- Elaboração e execução da pauta para apresentação do programa, contendo as seguintes   atividades como comentários de datas cívicas, atualidades, história dos ritmos musicais, e   entrevistas, recados escolares, sessão talento (apresentação de alunos), torpedos e músicas.
- Apresentação do programa a todos os alunos durante o recreio, professores e funcionários.

6- Tecnologias Utilizadas:
- Notebook e cabo de conexão entre PC e caixa de som
- Microfones com fio e microfones sem fio além de fone de ouvido para computador
- Máquina fotográfica digital
- Mesa de som com 6 canais
- Gravador manual




Água, fonte de vida.

1-NOME DO CURSISTA: Adriano Antônio Ferreira
2-IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: Escola Estadual Professora Irene Dias Ribeiro.
ALUNOS ENVOLVIDOS: todos os 948 alunos da unidade escolar.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: trabalho desenvolvido de forma interdisciplinar entre Português, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física, Matemática. Aproximadamente 20 professores das disciplinas acima mencionadas. 
3- TÍTULO DO PROJETO: Água, fonte de vida.
4- Características do projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos): O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação. 
5- DESCRIÇÃO GERAL: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: - perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; - reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; - adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; - levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; - conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais. 
6- TECNOLOGIAS UTILIZADAS: Máquina fotográfica, internet. Outros materiais utilizados: cartolina, lápis de cor, gravuras, bola de isopor, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc. 
7- COMENTÁRIOS: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social. 
Etapas Previstas: 
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema; 
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos; 
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar os trabalhos de acordo com seu ano/série; ou seja, os 6ºs anos realizarão histórias em quadrinho, os 7ºs anos realizarão argumentos de narração, os 8ºs anos confeccionarão poemas, as 8ªs séries artigo de opinião, e o ensino médio juntamente com a EJA desenvolverá a construção de um vídeo sobre o referido assunto livro com figuras e produções de texto individuais; 
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, nos painéis da unidade escolar tornando visível a toda comunidade escolar; 
5ª Etapa: farão também a discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas; 
6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma; 
7ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma. Ao término do trabalho espera-se que ao término do projeto os alunos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para o vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
O produto final deste trabalho está exposto no blog específico da escola, para você visualizar basta clicar aqui
                       PROJETO ÁGUAS DE MARÇO - EE DR. GUIMARÃES JUNIOR


Professor Responsável: todos os docentes da escola

Público Alvo: todos os alunos do 6º ano do EF a 3ª série do EM

Duração do Projeto: 1 mês

Título: Águas de Março

         
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.


1- Justificativa
          Este projeto com o tema “águas de março” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.


2- A) Objetivos Gerais
Reflexão e conscientização da importância do uso e consumo consciente da água, ajudando os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: 
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; 
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; 
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; 
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. 


    B) Objetivos Específicos
          O tema será desenvolvido por cada disciplina da seguinte maneira:
- Arte, Inglês e Português: coral, maquetes, varal poético, crônicas, teatro, exposição de pinturas/figuras/painéis.
- Filosofia: “De Tales até hoje, a água como o princípio da vida”.
- Biologia, Ciências e Educação Física: maquetes, composição do corpo humano, hidratação.
- Química: fórmula da água, estados físicos da água, a dessalinização da água para o consumo.
- Sociologia: Problemas sociais envolvendo a escassez da água.
- Física: maquete de uma hidrelétrica, consumo de energia elétrica, gasto de aparelhos eletrônicos.
- Matemática: capacidade de reservatório de água, cálculos sobre o consumo.
- História e Geografia: desenvolvimento das civilizações e a água, nascentes dos rios, maquetes, o problema da seca nas regiões.


3- Metodologia
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor deverá desenvolver o tema “água” paralelo com sua disciplina; 
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelos alunos, pesquisados em casa, e análise dos mesmos; 
3ª Etapa: os alunos serão divididos em grupos para confeccionar, dentro da análise dos dados levados, sua forma de apresentação sobre o tema abordado; 
4ª Etapa: após a escolha pelos grupos de como será feita apresentação do tema abordado, a exposição dele.


4- Recursos utilizáveis
São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.


5- Avaliação
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.


 6- Conclusão

Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.