quinta-feira, 30 de abril de 2015

Água, fonte de vida.

1-NOME DO CURSISTA: Adriano Antônio Ferreira
2-IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL: Escola Estadual Professora Irene Dias Ribeiro.
ALUNOS ENVOLVIDOS: todos os 948 alunos da unidade escolar.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: trabalho desenvolvido de forma interdisciplinar entre Português, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física, Matemática. Aproximadamente 20 professores das disciplinas acima mencionadas. 
3- TÍTULO DO PROJETO: Água, fonte de vida.
4- Características do projeto (interdisciplinar, disciplinar, disciplinas/conteúdos envolvidos): O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para os alunos uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação. 
5- DESCRIÇÃO GERAL: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: - perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; - reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; - adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; - levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; - conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais. 
6- TECNOLOGIAS UTILIZADAS: Máquina fotográfica, internet. Outros materiais utilizados: cartolina, lápis de cor, gravuras, bola de isopor, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc. 
7- COMENTÁRIOS: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social. 
Etapas Previstas: 
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema; 
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelas crianças, pesquisados em casa, e análise dos mesmos; 
3ª Etapa: cada aluno poderá confeccionar os trabalhos de acordo com seu ano/série; ou seja, os 6ºs anos realizarão histórias em quadrinho, os 7ºs anos realizarão argumentos de narração, os 8ºs anos confeccionarão poemas, as 8ªs séries artigo de opinião, e o ensino médio juntamente com a EJA desenvolverá a construção de um vídeo sobre o referido assunto livro com figuras e produções de texto individuais; 
4ª Etapa: utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, nos painéis da unidade escolar tornando visível a toda comunidade escolar; 
5ª Etapa: farão também a discussão de uma peça teatral sobre o tema, onde os alunos montarão os diálogos, a fim de que esta seja apresentada para outras turmas; 
6ª Etapa: trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando o que entenderam da mesma; 
7ª Etapa: trabalhar com experiências concretas, mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma. Ao término do trabalho espera-se que ao término do projeto os alunos estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para o vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.
O produto final deste trabalho está exposto no blog específico da escola, para você visualizar basta clicar aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário