PROJETO ÁGUAS DE MARÇO - EE DR. GUIMARÃES JUNIOR
Professor Responsável: todos
os docentes da escola
Público Alvo: todos os
alunos do 6º ano do EF a 3ª série do EM
Duração do Projeto: 1
mês
Título: Águas de Março
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de
conscientização da população em relação à cultura de preservação da água,
mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância
para a vida e para a história dos povos.
1- Justificativa
Este projeto com o tema “águas de
março” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla
que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à
falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos
uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam
ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e
assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua
proteção e conservação.
2- A) Objetivos Gerais
Reflexão
e conscientização da importância do uso e consumo consciente da água, ajudando os alunos a descobrirem os sintomas e as
causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a
falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
B) Objetivos Específicos
O
tema será desenvolvido por cada disciplina da seguinte maneira:
-
Arte, Inglês e Português: coral, maquetes, varal poético, crônicas, teatro,
exposição de pinturas/figuras/painéis.
-
Filosofia: “De Tales até hoje, a água como o princípio da vida”.
-
Biologia, Ciências e Educação Física: maquetes, composição do corpo humano,
hidratação.
-
Química: fórmula da água, estados físicos da água, a dessalinização da água
para o consumo.
-
Sociologia: Problemas sociais envolvendo a escassez da água.
-
Física: maquete de uma hidrelétrica, consumo de energia elétrica, gasto de
aparelhos eletrônicos.
-
Matemática: capacidade de reservatório de água, cálculos sobre o consumo.
-
História e Geografia: desenvolvimento das civilizações e a água, nascentes dos
rios, maquetes, o problema da seca nas regiões.
3- Metodologia
1ª
Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso
organismo e o meio em que vivemos. O professor deverá desenvolver o tema “água”
paralelo com sua disciplina;
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelos alunos, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
3ª Etapa: os alunos serão divididos em grupos para confeccionar, dentro da análise dos dados levados, sua forma de apresentação sobre o tema abordado;
4ª Etapa: após a escolha pelos grupos de como será feita apresentação do tema abordado, a exposição dele.
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelos alunos, pesquisados em casa, e análise dos mesmos;
3ª Etapa: os alunos serão divididos em grupos para confeccionar, dentro da análise dos dados levados, sua forma de apresentação sobre o tema abordado;
4ª Etapa: após a escolha pelos grupos de como será feita apresentação do tema abordado, a exposição dele.
4- Recursos utilizáveis
São
todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do
projeto, como revistas, jornais, livros, entrevistas com pessoas da família e
da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas,
etc.
5- Avaliação
Deverá
ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das
discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar
também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem
como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.
6- Conclusão
Espera-se
que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da
água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem
desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses
aprendizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário