quinta-feira, 30 de abril de 2015

                       PROJETO ÁGUAS DE MARÇO - EE DR. GUIMARÃES JUNIOR


Professor Responsável: todos os docentes da escola

Público Alvo: todos os alunos do 6º ano do EF a 3ª série do EM

Duração do Projeto: 1 mês

Título: Águas de Março

         
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.


1- Justificativa
          Este projeto com o tema “águas de março” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.


2- A) Objetivos Gerais
Reflexão e conscientização da importância do uso e consumo consciente da água, ajudando os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: 
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; 
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; 
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; 
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; 
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. 


    B) Objetivos Específicos
          O tema será desenvolvido por cada disciplina da seguinte maneira:
- Arte, Inglês e Português: coral, maquetes, varal poético, crônicas, teatro, exposição de pinturas/figuras/painéis.
- Filosofia: “De Tales até hoje, a água como o princípio da vida”.
- Biologia, Ciências e Educação Física: maquetes, composição do corpo humano, hidratação.
- Química: fórmula da água, estados físicos da água, a dessalinização da água para o consumo.
- Sociologia: Problemas sociais envolvendo a escassez da água.
- Física: maquete de uma hidrelétrica, consumo de energia elétrica, gasto de aparelhos eletrônicos.
- Matemática: capacidade de reservatório de água, cálculos sobre o consumo.
- História e Geografia: desenvolvimento das civilizações e a água, nascentes dos rios, maquetes, o problema da seca nas regiões.


3- Metodologia
1ª Etapa: conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor deverá desenvolver o tema “água” paralelo com sua disciplina; 
2ª Etapa: pesquisa em sala de aula sobre o tema, de materiais levados pelos alunos, pesquisados em casa, e análise dos mesmos; 
3ª Etapa: os alunos serão divididos em grupos para confeccionar, dentro da análise dos dados levados, sua forma de apresentação sobre o tema abordado; 
4ª Etapa: após a escolha pelos grupos de como será feita apresentação do tema abordado, a exposição dele.


4- Recursos utilizáveis
São todos os materiais, atividades e soluções utilizadas durante a realização do projeto, como revistas, jornais, livros, entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura, papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.


5- Avaliação
Deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.


 6- Conclusão

Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário