terça-feira, 19 de maio de 2015

Esse foi um projeto criado por mim e desenvolvido na Unidade Escolar .
1) VIVIANE BUENO DE OLIVEIRA 
2) E.E.DR.EDGARDO CAJADO, 6º,7º,8º E 9º ANOS, 400, 12 , TODAS AS ÁREAS, MAS HAVERÁ ÊNFASE EM HISTÓRIA E PORTUGUÊS 
3) CONSCIÊNCIA NÃO TEM COR 
4)INTERDISCIPLINAR
5)VEJA PROJETO ABAIXO
6) TV, DVD, COMPUTADORES 
7) VEJA PROJETO ABAIXO
8) VEJA PROJETO ABAIXO 
E.E.DR. EDGARDO CAJADO
ANOS FINAIS  DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO:
Consciência não tem cor, tem valor.

“A liberdade jamais é dada pelo opressor, ela tem que ser conquistada pelo oprimido”
Martin Luther King
Supervisor de Ensino: Jaime Rodrigues
Diretor  em exercício: João Bortolai Júnior
Coordenadora Pedagógica: Viviane Bueno de Oliveira
Professores colaboradores: Eurípides Gonzales Filho / Fátima Pereira de Macedo e Vera Erão
Turmas:  Todos os alunos do Ensino Fundamental II

PROJETO:
Consciência não tem cor, tem valor.

A  MOTIVAÇÃO :
“Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.”
Martin Luther King
No mundo todo , implantam-se e vigoram políticas mais efetivas contra a discriminação racial, que , cada vez mais , é punida com rigor . Será o fim do racismo ?
Infelizmente não, pois são muitos os fatos que comprovam a existência do preconceito racial . Oficialmente no Brasil, ele acabou com a abolição da escravatura, onde antes havia a declaração de forma maciça. Hoje resta  o racismo  individual , ou seja , é um sentimento presente em um minoria que ainda assim acaba por constranger e ferir os sentimentos dos negros. Esse sentimento, assim como a razão de cada cidadão, não pode ser arrancado e por isso, não há, nem nunca haverá lei ou regra que consiga bani-lo. Muito mais do que isso, o respeito racial deve ser alcançado e extinguido não de forma autoritária, mas voluntariamente, dado de espontaneidade e essa será a nossa motivação para esse projeto.

O  OBJETIVO :
“Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”
                                                                                    Albert Einstein 
Na definição do dicionário Houaiss, preconceito é: "qualquer opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável, concebido sem exame crítico" ou "ideia, opinião ou sentimento desfavorável formado a priori, sem maior conhecimento, ponderação ou razão". Também podemos definir preconceito como "atitude, sentimento ou parecer insensato, especialmente de natureza hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância". Portanto podemos afirmar que a abolição acabou com a escravidão negra, porém não acabou com o preconceito contra os negros. É bom lembrar que no Brasil os índios também foram escravizados e que a escravidão no meio rural ainda hoje é um problema que não foi resolvido.
Assim,  há dois  objetivos principais na execução  desse projeto que  são:
• Conscientizar todo o corpo discente da escola sobre a importância da cultura negra para a construção do nosso país:
•  Diminuir o preconceito racial dentro da nossa escola
O PROJETO:
“Acredito na liberdade para todos , não apenas para os negros”
Bob Marley   
Desenvolver um senso crítico sobre o preconceito racial, bem como trabalhar os valores humanos para que os alunos  se fortaleçam como sujeito social e cidadão.
1 º momento: Apresentação do Projeto e apreciação do filme “Kariku e a Feiticeira “
2º momento: A turma foi dividida em grupos para que os mesmos discutissem sobre o tema apresentado: Preconceito racial.
3º momento: Após cada grupo chegar num consenso de opinião abriu-se um espaço para socializarem com a turma.
4º momento: Produção de um texto de opinião.(individual)
5º momento: Socialização dos textos em roda de leitura
6º momento: Os grupos vão ao laboratório de informática  para pesquisas de imagens  e músicas referentes ao tema.
7º momento: Construção dos slides sobre a orientação dos professores  e da orientadora do laboratório.
8º momento: Socialização dos slides no Data show para a turma, sob a orientação dos  professores.
9º momento: Montagem e exposição de cartazes pela escola
 
AS  AÇÕES :
“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá guerra”
Anônimo
Ações a serem implementadas pelos alunos :
-Assistir ao filme: “Kariku e a feiticeira “ com uma reflexão crítica;
-Pesquisar os itens selecionados pelos professores ;
-Reconhecer os processo histórico, geográfico, econômico artístico e social  que envolve a cultura negra.
-Confeccionar material gráfico com os resultados da pesquisa , enfatizando o ponto de vista de cada aluno;
-Elaborar estratégias  cooperativas  para a confecção do material ;
-Reconhecer etapas do processo histórico da escravidão e da questão do racismo
-Desenvolver disciplina e boa convivência como valores a serem levados para a vida toda;
-Construir argumentos sobre a importância do combate ao racismo 
- Expressar criticamente seu posicionamento  de cunho político a situação dos negros no Brasil
-Documentar as atividades realizadas;
-Colaborar na construção da exposição dos trabalhos;
-Planejar, vivenciar e avaliar as várias etapas do projeto;

BIBLIOGRAFIA :
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.”
Nelson Mandela

1) http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u366
2) https://www.google.com.br/search?q=frases+sobre+os+negros&biw=1366&bih=677&tbm=isch&imgil=IXminAWGQyvESM%253A%253BaWLF1KuRX6FZhM%253Bhttp
3) http://sheilaluiza.wordpress.com/projeto-preconceito-racial/