sábado, 9 de maio de 2015

E.E. “Cel. João de Souza Campos”

Nome do Cursista: Raimundo A. Freire Paulino
Identificação do local: E.E. “Cel. João de Souza Campos” - Cravinhos - SP
Público alvo: alunos da 1ª série do Ensino Médio
Número de professores:  6 professores
Área de conhecimento: Linguagens e códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias.
Título do projeto: Água, Dengue e Conservação
Característica do projeto: Interdisciplinar
Execução: ao longo do 1º bimestre de 2015.

Descrição Geral do projeto:

Metas: Diminuir o consumo de água na unidade escolar. Fiscalizar o prédio para verificar os focos de proliferação do mosquito da dengue. Zelar pela conservação do prédio e dos materiais da escola.

Objetivos: Conscientizar e desenvolver a prática de ações para o problema que o Brasil vem enfrentando com a falta de água e a proliferação da dengue, assim como, despertar no aluno o interesse pela prática da manutenção e conservação do prédio escolar.

Justificativa: O trabalho com os temas: água, dengue e conservação que se propões aqui, é apresentar uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água, visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com a participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas a água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

Ações: Exibição de documentários. Aulas expositivas abordando os temas. Visita de especialistas nos assuntos. Pesquisas. Visita a uma estação de tratamento de água. Discussões para verificar a realidade. Pesquisa de campo. (Verificar no bairro o número de casos de dengue). Descobrir os focos de proliferação da dengue em nossa cidade.

Avaliação: A avaliação deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva.


Recursos utilizados: Datashow. Sala de televisão. Sala de informática. Revistas, jornais, livros e demais materiais necessários para a produção de panfletos – cartazes.

Algumas produções de alunos.