E.E. “Cel. João de Souza Campos”
Nome do
Cursista: Raimundo A. Freire Paulino
Identificação
do local: E.E. “Cel. João de Souza Campos” - Cravinhos - SP
Público alvo: alunos da 1ª série do Ensino Médio
Número de
professores: 6 professores
Área de
conhecimento: Linguagens e códigos e suas tecnologias; Ciências da natureza
e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias.
Título do
projeto: Água, Dengue e Conservação
Característica
do projeto: Interdisciplinar
Execução: ao longo do 1º bimestre de 2015.
Descrição
Geral do projeto:
Metas: Diminuir o
consumo de água na unidade escolar. Fiscalizar o prédio para verificar os focos
de proliferação do mosquito da dengue. Zelar pela conservação do prédio e dos
materiais da escola.
Objetivos:
Conscientizar e desenvolver a prática de ações para o problema que o Brasil vem
enfrentando com a falta de água e a proliferação da dengue, assim como,
despertar no aluno o interesse pela prática da manutenção e conservação do
prédio escolar.
Justificativa: O
trabalho com os temas: água, dengue e conservação que se propões aqui, é
apresentar uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem
enfrentando com relação à falta de água, visando proporcionar aos alunos uma
grande diversidade de experiências, com a participação ativa, para que possam
ampliar a consciência sobre as questões relativas a água no meio ambiente, e
assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção
e conservação.
Ações: Exibição
de documentários. Aulas expositivas abordando os temas. Visita de especialistas
nos assuntos. Pesquisas. Visita a uma estação de tratamento de água. Discussões
para verificar a realidade. Pesquisa de campo. (Verificar no bairro o número de
casos de dengue). Descobrir os focos de proliferação da dengue em nossa cidade.
Avaliação: A
avaliação deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de
cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O
professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno,
de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de
forma crítica e construtiva.
Recursos utilizados: Datashow.
Sala de televisão. Sala de informática. Revistas, jornais, livros e demais materiais
necessários para a produção de panfletos – cartazes.
Algumas produções de alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário