Projeto: UM PAPO SOBRE: ÁLCOOL, CIGARRO E
DROGAS


Supervisor de Ensino: Jaime Rodrigues
Professor Coordenador do Núcleo
Pedagógico: Manoel Sousa
Diretora da Unidade Escolar: Marta
Moreira Martins
Coordenadora Pedagógica: Viviane
Bueno de Oliveira
JUSTIFICATIVA:
Com Base no
Projeto Político Pedagógico da Escola e para amenizar o problema do uso de
cigarro, álcool e drogas , criamos esse projeto não com um tom de discurso
moralista, proibitivo , que não explica e nem
informa, assim, não funcionando , mas sim, para informar e esclarecer
sobre os riscos que envolvem uso dessas substâncias, ressaltando que cada um é
livre para fazer suas opções, mas é
responsáveis por ela. O projeto tem como objetivo, o desenvolvimento do debate pautado na informação e na reflexão
crítica dos alunos, bem como, informá-los por meio de apresentações dos
próprios alunos . O papel da escola ganha destaque e importância porque cria
espaços e tempo para que os alunos
debatam e reflitam intensamente sobre suas escolhas , desenvolvendo um
ambiente de confiança e de conhecimento para que os alunos tenham o prazer
em virem para a escola.
OBJETIVO
GERAL:
Incentivar
o debate , pois quanto mais informação o aluno tiver, melhor tomará suas
decisões porque infelizmente 25% dos
nossos alunos já experimentaram ou cigarro, ou álcool , ou algum tipo de droga.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estimular o potencial de reflexão crítica do aluno.
Desenvolver a socialização e interação.
Desenvolver a sua formação integral
Dar oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o assunto informando-se
Estimular o potencial de reflexão crítica do aluno.
Desenvolver a socialização e interação.
Desenvolver a sua formação integral
Dar oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o assunto informando-se
Produzir técnicas de
pesquisa e debate
Oferecer diversas
dinâmicas que possibilitem a apresentação e o debate de forma prazerosa.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Giz e lousa; Cartolina; Papel, tesoura, cola.
Câmera digital; Data – show, vídeos.
Livros diversos;
Sala do acessa
Giz e lousa; Cartolina; Papel, tesoura, cola.
Câmera digital; Data – show, vídeos.
Livros diversos;
Sala do acessa
ATUAÇÃO
Todos
alunos e professores dos anos finais da E.E.DR.EDGARDO CAJADO
PRODUTO FINAL :
Apresentação das informações pesquisadas e
debates em sala de aula e se possível, um grande debate no pátio da escola no
mês de julho
Etapa 1 – Roteiro da Proposta – análise
do projeto
· A Escolha do tema – Tema polêmico
que consiga envolver os alunos e motivá-los..
· Reunião para apresentação do
projeto, importância, relevância, características e explanação do conteúdo a
ser trabalhado.
· Levantamento de conhecimentos
prévios dos alunos sobre o tema considerando os diversos itens a serem
pesquisados
· Direcionamento das ações. O que
cada grupo fará? Que tecnologias serão usadas? (
computadores/softwares, programas, blogs) Seleção de conteúdos e tópicos a
serem tratados por cada grupo, considerando as habilidades de cada alunos. Ex:
Habilidade de pesquisa, de escrita, de organização, habilidades técnicas que
envolvam o tratamento com programas e blogs e etc.
Etapa 2 – Organização do trabalho
· A organização para a pesquisa e
orientações e ações durantes as aulas.
· A pesquisa propriamente dita
· A separação e organização das
informações encontradas.
· A produção de texto e material
para PowerPoint e moviemaker.
· A produção de mapas conceituais
Etapa 3 – Finalização dos trabalhos
· Apresentação dos trabalhos em
data show e explanação
· Auto avaliação – como
foi participar do projeto?
· Aspectos positivos e negativos
· Reflexão do tema .
·
Debate das ideias
· Socialização com outras turmas da
Escola.
·
Apresentação
para outras turmas, com data-show e cartazes / painéis
REFERÊNCIAS:
BOUER, Jairo em
Álcool, , cigarro e drogas.-1º.ed- São Paulo: Panda Books, 2004.80 pp
Nenhum comentário:
Postar um comentário